Pular para o conteúdo principal

SUCESSO PROFISSIONAL: POR QUE MEU PATRÃO NÃO ME PROMOVE?

É comum funcionários antigos de uma empresa indagar o por quê de não serem promovidos a um cargo de mais destaque ou de maior remuneração. Revoltam-se e culpam os seus patrões sob o argumento de que os anos dedicados ao trabalho não foram suficientes para merecerem uma promoção.
Sempre digo e reitero: Empregador nenhum lhe promoverá somente pelo fato de sua permanência na empresa superar a casa dos cinco, dez ou quinze anos. Na verdade, é você quem “se promove” quando seu trabalho passa a ser percebido como diferencial, indicando uma postura profissional de atitude e reinvenção constante.
Ficar naquele posto fazendo as mesmas coisas, por imaginar que assim sempre deu certo, lhe tornará com o tempo um profissional descartável pela incapacidade de enxergar novos cenários e novas possibilidades. O que todo empregador deseja é alguém de visão, inquieto, com uma vontade imensa de fazer coisas novas. Mais do que nunca, será levada em consideração a sua capacidade em trabalhar em equipe, em partilhar valores, ideias e projetos. Não há mérito nenhum em ter uma relação saudável apenas com aqueles que se parecem conosco ou pensam como a gente. A grandeza está em saber lidar com as diversidades e pontos de vista diferentes, o que é inerente a toda relação humana. Por isso, pessoas mal humoradas, casmurras, ensimesmadas e egocêntricas, contaminam o ambiente de trabalho, porque não conseguem somar, agregar, apenas dividem, desagrupam. Estas estão fadadas aos desemprego crônico.
Outro ponto que destaco é a necessidade de ser “resiliente”. Como resiliente deve-se entender a capacidade de lidar com o “novo”. Temos, por natureza, tendência à inércia, à zona de conforto. Quando alguém aparece com uma nova ideia ou se há uma mudança na empresa, logo aquilo nos causa medo e insegurança. Muitos preferem ignorar o que acontece no seu setor, imaginando que os ventos da mudança não lhe causarão efeito algum. Enganam-se, entretanto, pois se não se adaptarem ingressarão, com brevidade, na lista dos desempregados.
Portanto, antes de perguntar ao seu patrão o por quê de não ser promovido, indague de si mesmo se o que você tem realizado no seu trabalho tem feito com que as pessoas lhe vejam como um profissional diferenciado, agregador, comprometido, inovador e capaz de antever cenários. Digo e repito: Ser ordinário é fazer coisas comuns (obedecer a horários, ter assiduidade e cumprir a tarefa que lhe é proposta). Acontece que o mercado precisa muito mais do que isso. Por essa razão, seja extraordinário, isto é, singular, diferente. Para isto, faz-se necessário atualizar-se permanentemente, ampliar seus conhecimentos através da leitura, de cursos de formação, graduação e pós, viagens e relações com pessoas e culturas diferentes. Vá mais além: construa sua imagem dentro e fora da empresa, através das redes sociais, blogs, fóruns e grupos de discussão. Afinal, como diz o adágio popular, quem não é visto, não é lembrado. Eu diria mais: quem não é percebido, não é promovido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...