Pular para o conteúdo principal

DEU NO JORNAL "O POVO": DO TASSISMO AO LULISMO

"Amanhã, quando chegar ao fim o mandato de Tasso Jereissati (PSDB) no Senado, ele leva consigo os últimos vestígios de uma era na qual exerceu domínio quase absoluto sobre a bancada do Ceará na Casa. Encerra-se o ciclo tassista. Entra em cena a “turma” da presidente Dilma Rousseff (PT) - sob influência direta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com o trio de senadores Eunício Oliveira (PMDB), José Pimentel (PT) e Inácio Arruda (PCdoB), tem início um ciclo com perfil diametralmente oposto ao que começou a tomar corpo há 20 anos, e que teve seu apogeu entre 1995 e 2006.
No passado, antes, durante e imediatamente depois da gestão presidencial de Fernando Henrique Cardoso (1995–2002), o PSDB reinou com tranquilidade nas cadeiras cearenses no Senado.
Por trás daquela hegemonia estava a força de Tasso, que ajudou a eleger os cinco tucanos que se revezaram no Senado: Beni Veras (1991-98), Reginaldo Duarte (suplente), Sérgio Machado (1995-2003), Luiz Pontes (1999-2003), além de Lúcio Alcântara (1995-2002), que se elegeu pelo PDT, hoje está no PR, mas exerceu praticamente todo o mandato de senador pelo PSDB.
Tasso começou a construir sua hegemonia no Senado em 1990, quando elegeu Beni para a cadeira que havia sido de Virgílio Távora, falecido em 1988.
Em 1994, o tassismo assumiu o controle total sobre a bancada, com a eleição de Sérgio e Lúcio, frustrando os planos de reeleição de Mauro Benevides e Cid Carvalho (ambos pelo PMDB). A influência de Tasso só sofreria uma fissura em função do rompimento com Sérgio, nos anos seguintes.
Mesmo com a chegada de Lula à Presidência, em 2003, o PSDB manteve hegemonia sobre a bancada. Naquele ano, o próprio Tasso se elegeu senador, em dobradinha com Patrícia Saboya (PDT). Os dois se juntaram a Luiz Pontes, formando, pela última vez, um trio de senadores com origens tucanas.
Mas a eleição de Patrícia já representou uma sutil mudança. Pois, embora mantendo seus vínculos com Tasso, ela aderiu à base governista e chegou a ser vice-líder de Lula no Senado.
A transição ganhou contornos mais nítidos em 2006, quando, pela primeira vez, o grupo político que se opõe a Tasso conseguiu fazer um senador. Com a força em ascensão do bloco de centro-esquerda, Inácio Arruda (PCdoB) tomou a vaga deixada por Luiz Pontes e isolou Tasso na oposição da bancada cearense.
Em 2010, a transição se consumou. Patrícia decidiu não tentar a reeleição, para retornar à Assembleia Legislativa, de onde havia saído em 2002 para virar senadora. Tasso, por sua vez, sofreu uma derrota, a princípio improvável, para Eunício e Pimentel. Foi a primeira vez em que foi vencido nas urnas - e a última, segundo ele, pois afirmou que não voltará a se candidatar.
Forças nacionais
De acordo com cientistas políticos ouvidos pelo O POVO, a mudança no perfil da bancada cearense no Senado está diretamente ligada às conjunturas nacional e estadual. “A representação no Senado é muito a cara da liderança no Ceará e no Brasil, hoje caracterizadas pelo governador Cid Gomes (PSB) e por Lula”, explicou o professor da Universidade de Fortaleza Francisco Moreira.
Conforme acrescenta o professor das universidades Federal e Estadual do Ceará Josênio Parente, a “força do projeto nacional” começa ser significativa a partir do governo de Fernando Collor (1990). “O projeto nacional tem, inclusive, se sobreposto ao estadual. Cid não teria sido eleito sem o apoio de Lula”, considerou. Em entrevistas concedidas antes e depois o resultado do pleito, Tasso já havia mencionado a dificuldade de vitória “sem o apoio da máquina federal e estadual”. O tucano, por repetidas vezes, afirmou que esta seria a disputa mais difícil de sua vida. E foi."
Fonte: O POVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur