Pular para o conteúdo principal

EPISÓDIO DO SERRA EM CANINDÉ-CE: "FREI É PESSOA DE BEM"

“O frei Francisco Gonçalves de Souza que, no último sábado, foi um dos protagonistas da confusão envolvendo o candidato à Presidência, José Serra (PSDB), e o senador não reeleito, Tasso Jereissati (PSDB), em Canindé (114 km de Fortaleza), é conhecido em Pesqueira (PE), cidade onde atua, por ser “do tipo linha dura”, “um pouco explosivo”, e, às vezes, “radical”.
“Ele é caladão, mas não leva desaforo pra casa. É uma pessoa de bem”, disse o dono do jornal Pesqueira Notícia, Chico Neves, que afirmou ter uma boa relação com o frei.
No sábado, 16, durante os festejos em homenagem a São Francisco de Assis, em Canindé, o frei Francisco Gonçalves, que celebrava a missa das 16 horas, reclamou do tumulto causado pela presença de Serra e Tasso, criticou a exploração de temas religiosos pela campanha tucana, e condenou a distribuição de panfletos, no local, contra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
A manifestação do frei Gonçalves deixou Tasso irritado. E ao dizer que aquilo não era “jeito de fazer política”, o senador respondeu: “O senhor não pode fazer isso”. E acusou frei de ser “petista”. Após a missa, militantes dos dois partidos entraram em confronto.
Procurado pela reportagem, desde segunda-feira, 18, no convento onde reside e na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o frei não foi encontrado e nem retornou às ligações. Segundo informações de pessoas da Paróquia e de alguns jornalistas de Pesqueira (214 km do Recife), o frei Francisco Gonçalves não é ligado a nenhum partido político, não apoia nenhum candidato e é contra política na igreja.
“Ele nunca se pronunciou sobre política na igreja. Ele pode ter alguma tendência, mas não se manifesta”, disse Chico Neves, que fez questão de dizer que, apesar de concordar com a atitude do frei, é contra a candidatura de Dilma. Outro jornalista, que não quis ser identificado, disse que o frei “tem um sermão meio grosso mesmo. (…) Ele é um pouco explosivo, e gosta tudo do jeito dele”, mas garantiu que ele “não tem ligação com partido político”. No entanto, todas as pessoas ouvidas disseram que o frei Francisco Gonçalves tem muita aceitação em Pesqueira.

Panfletos
Os panfletos que irritaram o frei, e que teriam sido distribuídos durante a missa, levavam o CNPJ da ONG Instituto Vida de Responsabilidade Social (04.969.064/0001-56), que é coordenada por João Mota (PSDB), candidato a deputado federal derrotado nessas eleições."
Fonte: blog do Eliomar

Comentários

  1. No momento em que ocorreu o tal fato,eu estava presente e pude perceber que o candidato não reeleito Tasso Jereissati,sendo popularmente conhecido como "O Galeguin dos Zói Azul"(ETERNO Senador),se alterou de uma certa forma pelo simples fato do Padre ter pedido para não fazer proganda política durante a celebração da missa.

    Vejo que não tinha precisão dele ter se alterado assim,pois ao contrário dele o frei Francisco Gonçalves é uma autoridade.Agora ele vem querer derrubar o mesmo na sua propria própria celebração??Isso sim é desespero,ele se comporta como se estivesse com medo de alguma coisa,e todos para ele parecem ser petistas.

    Pessoas assim não deveriam entrar na igreja.Ele sabe perfeitamente como se comporta um Tucano(PSDB),pois esse é o jeito deles fazerem política,inventar coisas para cubrir os seus podres.É caro "senador",será que o fumo entrou?

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião,o autoritarismo destes é tanto que se prestaram a um papel desse.

    Segundo fontes,contavam com a presença também do Ex-Senador Luiz Pontes,o mesmo que hoje é "ETERNO".

    No momento da tal confusão,Luiz Pontes pega um tapa na cara,esse que era para ser ao"Galeguin",
    mas na hora a mulher de Tasso o puxa e Luiz se mete recebendo assim o que merece.

    Para os mesmos o mundo gira em torno deles...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur