Pular para o conteúdo principal

AVANÇO LEGISLATIVO: LEI ENDURECE E ALTERA A PRESCRIÇÃO DE CRIMES

A partir do dia 05/05/2010, está em vigor a Lei 12.234/2010, que altera os artigos 109 e 110 do Código Penal Brasileiro que tratam da prescrição dos crimes previsto no nosso ordenamento punitivo pátrio. Para aqueles que não são afeitos ao Direito, o instituto da Prescrição se confunde com a impunidade, isto é, o lapso temporal que tira do Estado o seu poder punitivo e, como consequência, aquele que cometeu o crime não terá contra si nenhuma penalidade.
Entretanto, sabemos, que, em regra, a prescrição é instrumento que está em consonância com os preceitos constitucionais, não se permitindo a pena perpétua ou que se protraia no tempo, indefinadamente, o jus puniendi, uma vez que a celeridade processual é uma matéria relevante que foi consolidada na Emenda 45.
Com a nova lei, a prescrição retroativa, depois do trânsito em julgado da sentença final, com base na pena aplicada, não se contará mais no intervalo compreendido entre a data do fato e o recebimento da denúncia, uma vez que o legilslador vedou expressamente essa possibilidade no § 1.º do art. 110 do CPP. O que isso significa? Significa que a prescrição retroativa não se conta mais durante o prazo pré-processual (antes do recebimento da denúncia, ou seja, durante as investigações). Subsiste a contagem no prazo processual (após o recebimento da denúncia), isto é, no lapso entre o recebimento da denúncia e a publicação da sentença.
É bom ressaltar (cuidado!) que a contagem do prazo pré-processual está proibida no tocante a prescrição depois da sentença condenatória com trânsito em julgado para a acusação. Relativamente a prescrição que se dá antes da prolação da sentença, a qual se rege pela pena abstrata, por força do que prevê o art. 109 do CPB, poder-se-á contar o prazo compreendido entre a data do fato e o recebimento da denúncia, consoante inteligência do art. 111 do retrocitado dispositivo legal.
Outra novidade da lei foi a modificação do inciso VI do art. 109 que em sua redação anterior preconizava que a prescrição se dava em dois anos , se o máximo da pena prevista no tipo fosse inferior a 1(um)ano. Agora, com o novel legislativo o tempo de prescrição, para as penas inferior a um ano, será de 3(três) anos. Observe, entretanto, que a modificação não interferirá na prescrição da pena de multa, quando aplicada autonomamente, que continuará a ser em dois anos (art. 114, II do CP) e no caso do art. 28 da lei 11.343/10 (usuário de drogas), cuja prescrição tambem se dará em dois anos,até por tratar-se de lei especial.
Aspecto importante deve ser destacado: No que diz respeito à prescrição retroativa, após o trânsito em julgado, bem como no tocante ao acréscimo do tempo de prescrição para três anos (inciso VI, do art. 109), a inovação legislativa é desfavorável ao réu, só, podendo ser aplicada, aos crimes que foram perpetrados a partir da data de 06.05.10 (data da publicação e vigência da nova lei). Crimes ocorridos até a data de 05.05.2010, continuam regidos pelo Direito Penal anterior.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...