Pular para o conteúdo principal

MASSAPÊ: UMA CIDADE SEM RUMO? - PARTE II

Em postagens anteriores neste blog falei que ia tecer alguns comentários sobre os rumos políticos de Massapê, o que ora faço. Observa-se com facilidade que o município vive os resquícios da bipolaridade política. Tem-se dois lados: Partido A e Partido B : Simpatizantes do Partido A e do Partido B. Passam-se os anos e essa modelagem se repete. Vê-se com nitidez que o modelo é típico de cidades interioranas, onde a ausência da consciência política implica uma visão míope do processo eletivo e culmina com o prejuízo à alternância do poder.

Tal modelo conspurca com tudo o que se aprendeu sobre democracia. Perpetua-se no poder e passa a ser dele o dono absoluto, a ponto de defenestrar para bem longe aqueles que a ele se opõem. Cria-se uma cidade marcada pelo apartheid entre os favoráveis e os contrários. Se na eleição seguinte, vence o outro partido, tudo se repete. Como consequência tem-se um governo com projetos incipientes, circunstanciais e sem consistência. O modelo administrativo segue a órbita dos amigos e para os amigos. Daí vem o empreguismo e coleguismo. Não se trata de desenhar um projeto autêntico que vislumbre a vocação empreendedora do povo e a mobilização de forças para transformação social, ao contrário se perpetua um paradigma de paternalismo e assistencialismo baratos, restando enorme prejuízo ao desenvolvimento sustentável do município.

Por outro lado, as forças que a ele se opõem marcham pelo oportunismo da vacuidade e do desgaste do poder, sem também preocupar-se com um debate responsável e produtivo. Repetem os mesmos erros, são omissos e não se permitem compreender um projeto administrativo desvinculado da ação política eleitoreira. Cada eleição é uma preparação para a nova eleição. Esse círculo vicioso atropela a solução de continuidade da administração pública e relega a população a práticas equivocadas, malferindo o conteúdo das políticas públicas que deveriam ser eficientes.

O mais trágico dessa bilateralidade consentida – fruto da ignorância política - é a ausência de formação de novas lideranças. O exercício do poder é limitado a um grupo restrito. A força do poder econômico se instala de forma contundente e arrebata qualquer boa-intenção dos mortais comuns de participarem do processo eleitoral. Lá se vão as boas ideias, sepultam-se os líderes em potencial e preferem-se a mesmice, sob a moeda de troca de um emprego, de uma saco de cimento, de uma promessa futura.

Enquanto isso nossas crianças marcham a meio dessa conjunção de forças opostas, sem perspectivas de dias melhores, sem enxergar na cidade que lhes viu nascer um futuro diferente. Estudarão bastante e daqui irão embora um dia - essa talvez seja a meta de muitos. Aos idosos, entretanto, caberão a esperança de que um dia isso posso mudar. Talvez um dia em que a política deixe de ser profissão e passe a ser uma missão de vida. Talvez um dia em que a população de Massapê acorde e abra os olhos para a realidade e se permita compreender que durante décadas não foi senão “massa de manobra” para muitos interesses escusos.

P.S. Em breve continuaremos nossos comentários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur