Pular para o conteúdo principal

A EVIDÊNCIA DA EXISTÊNCIA DE DEUS, Por Francis Collins

Pus-em neste domingo a reler a obra "A Linguagem de Deus", do cientista-diretor do Projeto Genoma Humano Francis Collins (A Linguagem de Deus, Editora Gente). Sobre a obra já havia tecido comentários em postagens anteriores. Destaco, sobremaneira, que Collins era uma ateísta que virou cristão após perscrutar o mistério da criação e maravilhar-se com o reflexo de Deus na montagem da máquna humana. Seus estudos sobre o Projeto Genoma Humana trouxeram evidências claras da existência de Deus. Aos que se surpreendem pela presença do sobrenatural na criação do Universo, Collins textualiza: "(...) Se Deus se encontra fora da natureza , acha-se fora do tempo e do espaço. Nesse contexto, no momento da criação do universo ele sabia todos os detalhes sobre o futuro, incluindo a formação das estrelas, das galáxias(...) Deus não setá limitado pela tirania do tempo linear" ( op.cit. pág 211).


Do alto de sua estatura no mundo científico, a manifestação de Collins provoca estremecimento no meio acadêmico, mormente naqueles que não compreendem a união entre a Fé e a Ciência. Parece até que a negação de Deus é pressuposto para a sobrevivência da evidência científica. Trata-se de uma balela tamanha, uma vez que a ciência jamais dará respostas a questões que inquietam o homem há séculos: Qual o sentido da Vida, donde viemos e para onde vamos?


Foi através de Collins que conheci o autor fabuloso C.S Lewis. Esse extraodinário filósofo nos presenteou com a obra "Cristianismo Puro e Simples". O livro é permeado de grandes reflexões sobre a divindade do homem de Nazaré, sua missão e sua mensagem arrebatadora. Fala ainda da Lei Moral como atributo divino personficado na criação humana como forma de agregar a humanidade pelo imperativo do bem e da solidariedade.


São livros maravilhosos que vocês precisam conferir.

Comentários

  1. A BIOGRAFIA DE DEUS, SEGUNDO EU


    Deus nasceu da incompreensão do homem sobre as coisas inatingíveis do universo e da incapacidade de postular respostas satisfatórias para as questões existenciais. Ele nasceu para ser o pretexto para o que não podemos conceber, mas que precisamos conceber para manter o equilíbrio mental.

    Na tentativa de explicar o inexplicável, estórias e fábulas foram criadas, recriadas e repassadas de geração em geração. Apara cada fenômeno inexplicável, uma estória divina. Assim surgia o Deus Hebreu, que mais tarde, com o passar dos séculos seria apregoado e repassado para as demais culturas. De boca em boca, as estórias sobre O ser supremo e perfeito se espalhou. Guerras em nome dele, territórios reconfigurados em Seu nome... A ideia de Deus se fortaleceu.

    O conhecimento das estórias contadas sobre o Divino precisou ser organizado, catalogado e doutrinado. Nasceram os 10 mandamentos, as escrituras, as profecias, os profetas, O messias... A Instituição igreja, O estado Igreja, O comércio Igreja, a igreja terra, a terra santa... Deus deixou de ser somente para a alma e passou a ser para tudo: para a alma, para o corpo, para o comercio, para a guerra, para a conquista territorial... Resquícios de Deus em tudo que há.

    Surgiram a santa inquisição, as reformas, as contra reformas, o culto da razão, o Deus racionalizado, o Deus de 5 vias, o Deus de via alguma... Um Deus para cada gosto, uma interpretação de Deus que se encaixa na compreensão e até na incompreensão de cada um. Vieram as cruzadas, a supervalorização da terra santa, a conquista das Américas e a catequização dos índios.

    Hoje Deus é pop. Ele é letra de musica, tem um filho maneiro, que é gente igual a gente e ate tem um filme dirigido por Mel Gibson. Tem correntes e correntes filosóficas, tem advogados, testemunhas, milhares de milhares de fãs por todo o mundo, gente de alma carente e mente pequena, milhões de livros sobre ele, escritos em diversos idiomas e dialetos.

    Por fim, Deus foi assassinado por um cidadão chamado Friederich Nietzsch. Morreu exatamente como nasceu e viveu por toda sua existência: na ignorância do homem.

    Carlos freitas
    Orkut: Freitascarlos100@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. MUNDO VIRTUAL... AMIGOS REAIS ! Considerando que DEUS capacita os escolhidos como também escolhe os capacitados ,qual a sua opinião em trocar idéias com os queridos e brilhantes conterrâneos Dr.Gerardinho Soares e sua esposa Alcinét Rocha Soares, que tão bem conhecem a valiosa contribuição de Ramazzini no clássico De Morbis Artificum Diatriba ?

    ResponderExcluir
  3. " A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida ", disse o poeta Vinícius de Moraes. Para gáudio nosso, 19/11/10 foi marco histórico de um grande Encontro : Com a poesia de nosso Mestre Pe. Osvaldo Carneiro Chaves e as abordagens psicanalíticas, filosóficas e estilísticas de nossas nobres amigas Jerzuí Torres Tomaz e Cláudia Mont'Alverne. R e S.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur