Pular para o conteúdo principal

A EVIDÊNCIA DA EXISTÊNCIA DE DEUS, Por Francis Collins

Pus-em neste domingo a reler a obra "A Linguagem de Deus", do cientista-diretor do Projeto Genoma Humano Francis Collins (A Linguagem de Deus, Editora Gente). Sobre a obra já havia tecido comentários em postagens anteriores. Destaco, sobremaneira, que Collins era uma ateísta que virou cristão após perscrutar o mistério da criação e maravilhar-se com o reflexo de Deus na montagem da máquna humana. Seus estudos sobre o Projeto Genoma Humana trouxeram evidências claras da existência de Deus. Aos que se surpreendem pela presença do sobrenatural na criação do Universo, Collins textualiza: "(...) Se Deus se encontra fora da natureza , acha-se fora do tempo e do espaço. Nesse contexto, no momento da criação do universo ele sabia todos os detalhes sobre o futuro, incluindo a formação das estrelas, das galáxias(...) Deus não setá limitado pela tirania do tempo linear" ( op.cit. pág 211).


Do alto de sua estatura no mundo científico, a manifestação de Collins provoca estremecimento no meio acadêmico, mormente naqueles que não compreendem a união entre a Fé e a Ciência. Parece até que a negação de Deus é pressuposto para a sobrevivência da evidência científica. Trata-se de uma balela tamanha, uma vez que a ciência jamais dará respostas a questões que inquietam o homem há séculos: Qual o sentido da Vida, donde viemos e para onde vamos?


Foi através de Collins que conheci o autor fabuloso C.S Lewis. Esse extraodinário filósofo nos presenteou com a obra "Cristianismo Puro e Simples". O livro é permeado de grandes reflexões sobre a divindade do homem de Nazaré, sua missão e sua mensagem arrebatadora. Fala ainda da Lei Moral como atributo divino personficado na criação humana como forma de agregar a humanidade pelo imperativo do bem e da solidariedade.


São livros maravilhosos que vocês precisam conferir.

Comentários

  1. A BIOGRAFIA DE DEUS, SEGUNDO EU


    Deus nasceu da incompreensão do homem sobre as coisas inatingíveis do universo e da incapacidade de postular respostas satisfatórias para as questões existenciais. Ele nasceu para ser o pretexto para o que não podemos conceber, mas que precisamos conceber para manter o equilíbrio mental.

    Na tentativa de explicar o inexplicável, estórias e fábulas foram criadas, recriadas e repassadas de geração em geração. Apara cada fenômeno inexplicável, uma estória divina. Assim surgia o Deus Hebreu, que mais tarde, com o passar dos séculos seria apregoado e repassado para as demais culturas. De boca em boca, as estórias sobre O ser supremo e perfeito se espalhou. Guerras em nome dele, territórios reconfigurados em Seu nome... A ideia de Deus se fortaleceu.

    O conhecimento das estórias contadas sobre o Divino precisou ser organizado, catalogado e doutrinado. Nasceram os 10 mandamentos, as escrituras, as profecias, os profetas, O messias... A Instituição igreja, O estado Igreja, O comércio Igreja, a igreja terra, a terra santa... Deus deixou de ser somente para a alma e passou a ser para tudo: para a alma, para o corpo, para o comercio, para a guerra, para a conquista territorial... Resquícios de Deus em tudo que há.

    Surgiram a santa inquisição, as reformas, as contra reformas, o culto da razão, o Deus racionalizado, o Deus de 5 vias, o Deus de via alguma... Um Deus para cada gosto, uma interpretação de Deus que se encaixa na compreensão e até na incompreensão de cada um. Vieram as cruzadas, a supervalorização da terra santa, a conquista das Américas e a catequização dos índios.

    Hoje Deus é pop. Ele é letra de musica, tem um filho maneiro, que é gente igual a gente e ate tem um filme dirigido por Mel Gibson. Tem correntes e correntes filosóficas, tem advogados, testemunhas, milhares de milhares de fãs por todo o mundo, gente de alma carente e mente pequena, milhões de livros sobre ele, escritos em diversos idiomas e dialetos.

    Por fim, Deus foi assassinado por um cidadão chamado Friederich Nietzsch. Morreu exatamente como nasceu e viveu por toda sua existência: na ignorância do homem.

    Carlos freitas
    Orkut: Freitascarlos100@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. MUNDO VIRTUAL... AMIGOS REAIS ! Considerando que DEUS capacita os escolhidos como também escolhe os capacitados ,qual a sua opinião em trocar idéias com os queridos e brilhantes conterrâneos Dr.Gerardinho Soares e sua esposa Alcinét Rocha Soares, que tão bem conhecem a valiosa contribuição de Ramazzini no clássico De Morbis Artificum Diatriba ?

    ResponderExcluir
  3. " A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida ", disse o poeta Vinícius de Moraes. Para gáudio nosso, 19/11/10 foi marco histórico de um grande Encontro : Com a poesia de nosso Mestre Pe. Osvaldo Carneiro Chaves e as abordagens psicanalíticas, filosóficas e estilísticas de nossas nobres amigas Jerzuí Torres Tomaz e Cláudia Mont'Alverne. R e S.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...