Pular para o conteúdo principal

O AMOR NÃO MORRE


Hoje cedo no Fórum me deparei com a dor de um homem simples que havia perdido a esposa há pouco mais de sete meses. Seus olhos se encheram de lágrimas ao relatar a morte da companheira com quem tinha convivido por longos anos. Tentei encorajá-lo a seguir em frente.

Depois fui refletir como a morte é brutal e misteriosa. Chega-nos abrupta, traiçoeira e soberana.

Não sabemos o dia (ainda bem!), mas é a única certeza que temos.

Tão genial é a vida que nos faz esquecer da morte... sabemos que um dia ela baterá em nossa porta, mas torcemos bravamente que este momento seja protraído por anos-além. Mas se ela nos atinge de alguma forma, não conseguimos compreendê-la. Atiramo-nos em um abismo de dor.

Resta-nos viver cada dia como se fosse o último. Aproveitar o instante como projeção do todo. Saber dizer que ama sem preocupar-se em ser correspondido. Perdoar pelo simples fato de ser humano. Fazer o bem porque só ele agrega, constroi, edifica.

Afinal, não se deve perder um minuto sequer da vida se negando a ser feliz. Falo de uma felicidade que não se restringe a projetar inquietações materiais, mas a felicidade que só o orvalho, o sol, o resplandecer da vida nos permitem contemplar. Aquela que cada um traz consigo, lá no seu íntimo, mas muitas vezes prefere procurar lá longe...É como uma história de amor que tem fim e dilacera a alma, mas a brisa suave da lembrança, com um encanto insondável, faz-nos mergulhar no mistério que não se finda pela morte, que continua a pulsar teimando em existir, em estar presente...Afinal, não se mata o amor...o amor não morre... ele vai seguindo feito um anjo torto, enfrentando procelas em mares tempestuosos, ganhando asas de imaginação, eternas asas.

Comentários

  1. Caro Albuquerque, Águia de Sobral, alvíssaras!
    Ruminava com o coração a crônica que então teceste, tão carregada de filosofia, e me punha a comungar com a tua reflexão. Como de fato é inexorável o encerramento da nossa passagem pela terra e como a gente se esquece de realmente valorizar o que de mais importante deve ser. Apegamo-nos ao que há de talvez menos importante, porquanto passageiro, a despeito do nome: matéria. O vil metal, o patrimônio material, dão-nos, é fato, uma sensação aparente de grande conforto e prazer; mas o que é dele sem o grande recheio das verdadeiras e tão caras amizades, que nos enchem a alma de alegria e paz. Deleitar-me-ei, espero, ainda, em outros textos de que possa fazer uso e leitura nesse teu tão precioso blog. Um abraço fraternal.
    Sérgio Feitosa

    ResponderExcluir
  2. Carlos querido, lendo seu texto, lembrei-me que nada melhor que ouvir uma boa música, para acalmar as inquietações do coração. Recomendo para reflexão SMILE de CHARLES CHAPLIN com versão do nosso BRAGUINHA ( João de Barro) e na interpretação PERFEITA de DJAVAN. Linda. linda, linda!! O sorriso alivia a alma!!!
    Bjusssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur