
Li e achei primorosa a encíclica papal "Caritas in veritate". Bento XVI nos presenteia com um documento lúcido para os desafios do terceiro milênio. Ao tratar da caridade intrinsecamente relacionada com a verdade, o Papa nos promove uma reflexão aguçada dessa estreita ligação e nos afirma que "Só na verdade é que a caridade refulge e pode ser autenticamente vivida. A verdade é luz que dá sentido e valor à caridade. Esta luz é simultaneamente a luz da razão e a da fé, através das quais a inteligência chega à verdade natural e sobrenatural da caridade: identifica o seu significado de doação, acolhimento e comunhão. Sem verdade, a caridade cai no sentimentalismo"
Indo mais além, o sucessor de Pedro aborda sua visão sobre o desenvolvimento humano e tece críticas sobre a desvirtuação do projeto da família Universal, uma vez que todo o fazer humano deve estar a serviço do próprio homem. Afirma não ser suficiente progredir do ponto de vista econômico e tecnológico. Arremata que é preciso que o desenvolvimento seja, antes de mais nada, verdadeiro e integral. Acrescenta ainda, que a saída do atraso econômico — um dado em si mesmo positivo — não resolve a complexa problemática da promoção do homem nem nos países protagonistas de tais avanços, nem nos países economicamente já desenvolvidos, nem nos países ainda pobres que, além das antigas formas de exploração, podem vir a sofrer também as consequências negativas derivadas de um crescimento marcado por desvios e desequilíbrios.
Ainda na direção das grabndes problemáticas do mundo atual, a Encíclica papal destaca a importância da fraternidade e da defesa do meio ambiente. Sobre este espaço primordial para a vida humana, o Papa afirma que "a natureza é expressão de um desígnio de amor e de verdade. Precede-nos, tendo-nos sido dada por Deus como ambiente de vida. Fala-nos do Criador (cf. Rm 1, 20) e do seu amor pela humanidade. Está destinada, no fim dos tempos, a ser « instaurada » em Cristo (cf. Ef 1, 9-10; Col 1, 19-20)."
E ao final, Bento XVI nos adverte que "sem Deus, o homem não sabe para onde ir e não consegue sequer compreender quem seja: Perante os enormes problemas do desenvolvimento dos povos que quase nos levam ao desânimo e à rendição, vem em nosso auxílio a palavra do Senhor Jesus Cristo que nos torna cientes deste dado fundamental: « Sem Mim, nada podeis fazer » (Jo 15, 5).
Espero que você a leia a íntegra da Encíclica "Caritas in veritate". Basta acessar, no google, o endereço do vaticano. Vale a pena conferir!!!
Comentários
Postar um comentário