Pular para o conteúdo principal

SENADO FEDERAL: UMA VERGONHA PARA TODOS NÓS

Não posso deixar de voltar a comentar neste blog sobre os últimos escândalos no Senado Federal. No dia de ontem, seu Presidente foi à Tribuna se defender e durante seu arrazoado culpou a imprensa e os grupos econômicos pelo bombardeio de críticas desferidos ao Senado Federal. Causa-nos, no mínimo, perplexidade!!! Tal fato, cada vez mais, faz soçobrar a imagem daquele Parlamento que tem o dever constitucional de proteger o Estado, fiscalizar os mandatários e implementar políticas de interesse público.
Volto ao debate para afirmar que o ranço patrimonialista do Estado brasileiro está longe de acabar. O que se assiste, na verdade, é um reflexo de uma prática corporativa espúria e imoral que, como uma metástase, disseminou-se nas células de nossas instituições, provocando a dogmatização dos efeitos deletérios do oportunismo, da corrupção e do baronato.
Vendo Sarney falar lembra-nos a ditadura militar e a redemocratização. Essa personagem da política brasileira sobreviveu a todas as ideologias e soube travestir-se, de acordo com o momento histórico, ao sabor dos grupos que se revezaram no Poder. É bom lembrar que aqueles que mandaram durante a colonização, são os mesmos que hoje traçam os destinos deste país, salvo a insistência de protagonização de Lula, todavia limitada as cartilhas dos plutocratas.
Culpar a imprensa ou os grupos econômicos pelo que assistimos no Senado é também uma prática de transferência de responsabilidade. Diga-se,tão absurda quanto culpar São Pedro pelas nossas estradas esburacadas. Lamentavelmente o Senado Federal virou um covil de desonestos, claro com raríssimas exceções, estabelecendo-se uma prática de apropriação indevida do erário, distribuição de benesses através do nepotismo, regalias e esquemas fraudulentos.
Num país politizado, isso já seria motivo para a destituição de todos os Senadores com o fechamento daquela Casa. Aqui, apenas manifestamos nossa indignação por um tempo e, em seguida, nos esquecemos dos fatos e tudo volta acontecer. Continuamos a eleger pilantras, como o Deputado que embriagado provocou um acidente ceifando duas vidas inocentes, além daqueles que praticam homicídios, locupletam-se com o dinheiro público, traficam influência e o pior, ficam impunes sob a proteção do mandato eletivo.
Somente a consciência política pode resgatar a dignidade do Parlamento brasileiro. Enquanto o voto for trocado por uma dentadura,fatos dantescos como estes continuarão a povoar o cenário histórico do Brasil.
É preciso um choque de ética que comece na família, se irradie na escola, e se concretize na vida profissional. Sem esse novo arvoredo estaremos apodrecendo nossos valores mais nobres e como um dia disse nosso ilustre Rui Barbosa “teremos a vergonha de dizer que somos honestos”.
É impraticável que a Lei de Gérson sobreviva malferindo os pilares da moral e da probidade. Basta!!! A responsabilidade é nossa: Temos que execrar da política brasileira os maus políticos e para isto é preciso investir em uma educação que forme cidadãos críticos e conscientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...