Pular para o conteúdo principal

TEXTO PARA REFLEXÃO: Sabedoria

PRIMEIRA MENSAGEM: Não confiem no convencional.

Estratégias de carreiras profissionais que foram vitoriosas durante a maior parte do século que se findou não oferecem mais o mesmo nível de sucesso nesse início do milênio. Fujam de carreiras lineares dentro de uma mesma empresa. Sejam multifuncionais (no passado se dizia "polivalentes"). Não desperdicem seus talentos contribuindo para perpetuar burocracias. Inovação, Flexibilidade e Agilidade serão as marcas registradas do século XXI.

SEGUNDA MENSAGEM: Nunca pare de crescer e de se desenvolver.

O aprendizado contínuo é fundamental para o sucesso, pois o conhecimento virou um bem ("commodity") perecível. A única competência durável que cada um de vocês poderá dispor daqui para frente será a capacidade de cada um de aprender de forma contínua. E de aplicar no dia-a-dia os conhecimentos adquiridos. Todos aqui presentes somos cidadãos do que se convencionou chamar de 'Sociedade do Conhecimento'. Alerto-os para o fato de que ao mesmo tempo em que nunca tivemos acesso a tanta informação, nunca tivemos tão pouca certeza sobre o nosso próprio Ser. Esse será o grande paradoxo do nosso futuro.

TERCEIRA MENSAGEM: Conciliem a vida profissional com a vida pessoal e familiar.

O sucesso profissional não e o único critério da felicidade humana. O profissional verdadeiramente bem sucedido também o é nas outras esferas da vida. Por exemplo, não releguem a segundo plano o exercício da cidadania plena e atuante nas comunidades onde vivem.

QUARTA MENSAGEM: Realizem o seu potencial.

Sonhem alto e persigam a realização de seus sonhos. O desejo e a determinação constituem-se na forca motriz essencial para vencer nos dias de hoje. Isto será ainda mais determinante no futuro. A capacidade de sonhar e de criar serão vantagens competitivas no novo milênio.

QUINTA MENSAGEM:

Não sigam os conselhos de ninguém, nem mesmo esses meus quatro anteriores, se não acreditarem neles. Sigam sua intuição e suas vozes internas. Cada qual sabe melhor que ninguém o que é melhor para si. A tecnologia muda diariamente, mas a velha chave do sucesso continua a ser escrita com seis letras: P-A-I-X-Ã-O. Apaixonem-se pelas suas missões ou tarefas. Caso contrário, mudem, pois jamais terão sucesso no seu sentido mais profundo.

Fonte: Webartigos.com Textos e artigos gratuitos, conteúdo livre para reprodução. 1

Comentários

  1. Caro Professor, Eu diria não só paixão, pois ela passa! É preciso amor, em tudo que fazemos, apesar de tudo... No resto concordo em tudo mesmo...Seu conselho é o caminho! Isso so poderia ter vindo de quem tem lição de vida para dar, como vc!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...