Pular para o conteúdo principal

POLÊMICA: Votação do projeto que institui cotas nas universidades é adiada no Senado

"A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) transferiu para a próxima semana a votação do projeto de cotas, que reserva 10% das vagas das universidades federais e escolas técnicas para deficientes físicos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Segundo o senador, a mudança via permitir examinar a proposta aprovada recentemente na Câmara dos Deputados com mais tempo.
O projeto direciona 50% das vagas das universidades públicas e das escolas federais de ensino técnico para alunos egressos da escola pública. A proposta também determina que metade dessa cota seja reservada para alunos que comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita. Ainda segundo o projeto, todos os estudantes que ingressarem nas universidades federais e nas escolas federais de ensino técnico de nível médio, mesmo aqueles que ocuparão as vagas reservadas, serão submetidos ao vestibular."
Fonte: O Globo
VAMOS NÓS: O jornalista Ali Kamel escreveu um livro fabuloso (já comentei neste blog) intitulado "NÃO SOMOS RACISTAS". Sua tese parece ser bombástica, mas é muito bem fundamentada. Com dados estatísticos irreprocháveis, o autor mostra claramente que o problema do Brasil não está na diferença de cor, mas no insidioso processo de exclusão social que atinge a todas as raças indistintamente. Mais além, Kamel se posiciona contrário a quelquer política de cotas.
Tratei de citar o autor porque comungo, em parte, com sua linha de pensamento. Entendo que tratar igualmente desiguais é perpetuar a desigualdade. Todavia, estabelecer uma política de cotas para o ingresso nas universidades acho um tanto quão desarrazoado. Sabe-se que diferentemente do direito à saúde que é em essência universalizado, a investidura em concurso - vestibular atende ao caráter meritório. Dessa premissa não podemos nos afastar, sob pena de trucidarmos os princípios da isonomia e da resultante do esforço.
Continuamos a acreditar que para problemas difíceis devemos ignorar suas causas através da tomada de medidas fáceis e paliativas. Colocamos o lixo debaixo da tapete e nos esquecemos de atacar o verdadeiro problema: O desastre da educação pública - Professores desqualificados e pessimamente remunerados e alunos apáticos e despreparados.
Com adoção da política de cotas, na mesma sala de aula, existirão alunos com alto potencial intelectual e alunos com sérios problemas de aprendizazem. Vamos nivelar por baixo. Perder-se-à qualidade ou se tornará mais transparente a enorme diferença entre os egressos pelo processo regular e os demais que foram beneficiados pelas cotas. Divide-se a sala, aumenta-se o preconceito. Cria-se um apartheid, suscita-se um conflito.
Eis por que compreendo que a política de cotas tem um lado temerário. Acredito que é inadiável melhorar a escola pública para que seus alunos através de seus próprios méritos adentrem na universidade. Pensar o contrário, é buscar artifícios sublimares que em nada diminuirá o enorme fosso produzido pela desigualdade social em nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...