Pular para o conteúdo principal

POLÊMICA: Votação do projeto que institui cotas nas universidades é adiada no Senado

"A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) transferiu para a próxima semana a votação do projeto de cotas, que reserva 10% das vagas das universidades federais e escolas técnicas para deficientes físicos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Segundo o senador, a mudança via permitir examinar a proposta aprovada recentemente na Câmara dos Deputados com mais tempo.
O projeto direciona 50% das vagas das universidades públicas e das escolas federais de ensino técnico para alunos egressos da escola pública. A proposta também determina que metade dessa cota seja reservada para alunos que comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita. Ainda segundo o projeto, todos os estudantes que ingressarem nas universidades federais e nas escolas federais de ensino técnico de nível médio, mesmo aqueles que ocuparão as vagas reservadas, serão submetidos ao vestibular."
Fonte: O Globo
VAMOS NÓS: O jornalista Ali Kamel escreveu um livro fabuloso (já comentei neste blog) intitulado "NÃO SOMOS RACISTAS". Sua tese parece ser bombástica, mas é muito bem fundamentada. Com dados estatísticos irreprocháveis, o autor mostra claramente que o problema do Brasil não está na diferença de cor, mas no insidioso processo de exclusão social que atinge a todas as raças indistintamente. Mais além, Kamel se posiciona contrário a quelquer política de cotas.
Tratei de citar o autor porque comungo, em parte, com sua linha de pensamento. Entendo que tratar igualmente desiguais é perpetuar a desigualdade. Todavia, estabelecer uma política de cotas para o ingresso nas universidades acho um tanto quão desarrazoado. Sabe-se que diferentemente do direito à saúde que é em essência universalizado, a investidura em concurso - vestibular atende ao caráter meritório. Dessa premissa não podemos nos afastar, sob pena de trucidarmos os princípios da isonomia e da resultante do esforço.
Continuamos a acreditar que para problemas difíceis devemos ignorar suas causas através da tomada de medidas fáceis e paliativas. Colocamos o lixo debaixo da tapete e nos esquecemos de atacar o verdadeiro problema: O desastre da educação pública - Professores desqualificados e pessimamente remunerados e alunos apáticos e despreparados.
Com adoção da política de cotas, na mesma sala de aula, existirão alunos com alto potencial intelectual e alunos com sérios problemas de aprendizazem. Vamos nivelar por baixo. Perder-se-à qualidade ou se tornará mais transparente a enorme diferença entre os egressos pelo processo regular e os demais que foram beneficiados pelas cotas. Divide-se a sala, aumenta-se o preconceito. Cria-se um apartheid, suscita-se um conflito.
Eis por que compreendo que a política de cotas tem um lado temerário. Acredito que é inadiável melhorar a escola pública para que seus alunos através de seus próprios méritos adentrem na universidade. Pensar o contrário, é buscar artifícios sublimares que em nada diminuirá o enorme fosso produzido pela desigualdade social em nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur