MEC quer trocar matérias por áreas temáticas no ensino médio
"O Ministério da Educação pretende acabar com a divisão por disciplinas presente no atual currículo do ensino médio, o antigo colegial, informa reportagem de Fábio Takahashi, publicada na Folha desta segunda-feira). A proposta do governo é distribuir o conteúdo das atuais 12 matérias em quatro grupos mais amplos (línguas; matemática; humanas; e exatas e biológicas).
Na visão do MEC, hoje o currículo é muito fragmentado e o aluno não vê aplicabilidade no programa ministrado, o que reduz o interesse do jovem pela escola e a qualidade do ensino.
A mudança, informa a reportagem, ocorrerá por meio de incentivo financeiro e técnico do MEC aos Estados (responsáveis pela etapa), pois a União não pode impor o sistema. O Conselho Nacional de Educação aprecia a proposta hoje e amanhã e deve aprová-la em junho (rito obrigatório). O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que deverá substituir o vestibular das universidades federais, será outro indutor, pois também não terá divisão por disciplinas.
Está previsto também o aumento da carga horária (de 2.400 horas para 3.000 horas, acréscimo de 25%)."
"O Ministério da Educação pretende acabar com a divisão por disciplinas presente no atual currículo do ensino médio, o antigo colegial, informa reportagem de Fábio Takahashi, publicada na Folha desta segunda-feira). A proposta do governo é distribuir o conteúdo das atuais 12 matérias em quatro grupos mais amplos (línguas; matemática; humanas; e exatas e biológicas).
Na visão do MEC, hoje o currículo é muito fragmentado e o aluno não vê aplicabilidade no programa ministrado, o que reduz o interesse do jovem pela escola e a qualidade do ensino.
A mudança, informa a reportagem, ocorrerá por meio de incentivo financeiro e técnico do MEC aos Estados (responsáveis pela etapa), pois a União não pode impor o sistema. O Conselho Nacional de Educação aprecia a proposta hoje e amanhã e deve aprová-la em junho (rito obrigatório). O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que deverá substituir o vestibular das universidades federais, será outro indutor, pois também não terá divisão por disciplinas.
Está previsto também o aumento da carga horária (de 2.400 horas para 3.000 horas, acréscimo de 25%)."
Fonte: folha on line
VAMOS NÓS: Sempre entendemos que a grade curricular do Ensino Médio (ex- científico) é desproposital pela sua fragmentação. O aluno termina por estudar coisas desnecessárias e o que pior "deixa de aprender o que é realmente essencial". É uma mudança da grande magnitude que precisa de uma reflexão profunda. Em breve voltaremos a comentar.
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