Pular para o conteúdo principal

REFLEXÃO - DIA 21 DE ABRIL - TIRADENTES NÃO MORREU EM VÃO

Hoje é feriado nacional, embora muita gente esteja no batente. A data relembra Tiradentes que ficou conhecido como o mártir da inconfidência. Se bode expiatório ou não, o que se sabe foi que o herói nacional pagou o preços mais caro, entre os inconfidentes, por ser aquele de menor posição social. A velha história: O pau só quebra nas costas dos mais fracos.
Não obstante essa revisão histórica, podemos tirar desse episódio o ideal de liberdade que permeia o homem durante todo o curso da história. Sartre já dizia que somos condenados à liberdade. Liberdade que sempre foi decantada em verso e prosa pelos nossos poetas e literatos. Mas afinal, o que é liberdade!!! Direito de ir e vir. Também, mas principalmente direito à vida, à saude, à educação, à segurança.
O Brasil continua sendo uma nação injusta, fruto de um processo de colonização explorador, que tem negado aos seus cidadãos direitos fundamentais como a saúde. Basta visitar uma emergência de um hospital público para vivenciar a experiência do inferno. Pessoas são tratadas como lixo. Relegados ao Deus dará. Imagine a dor que fragiliza o homem não ser apascentada pelo espírito da solidariedade. Resultado disso tudo é a desumanização.
Isso sem se falar nos muitos direitos subtraídos dos brasileiros: Educação, moradia, segurança. A violência grassa incólume, levando ao desespero a civilização humana. Somos lobos ou homens, amigos ou caçadores.
Essa é a nossa história, mas resta um alento. Diferentemente de outros povos, somos constituídos de várias raças e culturas. Como poucos outros, sabemos lidar com as crises e com os problemas. Temos um potencial extraordinário! Basta que os homens levantem a bandeira da ética, incrustando-a no coração e na alma, banindo a corrupção (câncer da sociedade) e devolvendo aos brasileiros a dignidade da luta e da resistência. Valeu Tiradentes! Você não morreu em vão. As sementes da liberdade foram plantadas e se tornaram frutos de indelével esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur