Pular para o conteúdo principal

REALIDADE DRAMÁTICA: Quase um milhão está na extrema indigência no CE


"Pesquisa do Laboratório de Estudos da Pobreza, do Caen, levantou a problemática e aponta soluçõesQuase um milhão de pessoas em extrema indigência. Não, não se trata da condição da população de algum país africano, e sim de 11,86% dos habitantes do Ceará. Ou seja, no Estado, precisamente 991.120 pessoas sobrevivem com 1/8 do salário mínimo por mês. Ainda são alarmantes, também, o total de indivíduos na indigência (renda per capita de 1/4 do salário mínimo) e na pobreza (1/2 piso salarial), em todo o território cearense, de 2,2 milhões (26,37% da população) e 4,3 milhões (52% do total), respectivamente. Os dados fazem parte do estudo “Mapa da Extrema Indigência no Ceará e o Custo Financeiro de sua Extinção”, elaborado pelos pesquisadores Carlos Alberto Manso e José Arnaldo Silva dos Santos, sob a coordenação do economista e professor Flávio Ataliba Barreto, do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), ligado ao Centro de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (Caen/UFC). “Essa situação de extrema indigência nos avilta, nos humilha, enquanto sociedade. Imaginávamos que os números eram alarmantes, mas não tão monumentais”, resume Flávio Ataliba. O levantamento será apresentado hoje, em audiência pública na Assembléia Legislativa, a partir das 14 horas, numa proposição das comissões de Educação e Desenvolvimento Social. O objetivo é debater a criação de políticas públicas para a superação do que os pesquisadores chamam de “quadro complexo e perverso."
fonte: Diário do Nordeste (06/04/2009)
VAMOS NÓS: A matéria publicada pelo Diário do Nordeste cai como uma bomba para aqueles que enxergam o Ceará como uma ilha da prosperidade. Cerca de 1 milhão de cearenses vive como indigente em nosso estado. A propósito, Darcy Ribeiro já dizia no livro "O POVO BRASILEIRO" que se perpetua no Brasil uma indústria geradora de miséria social. São grupos afortunados que detêm os poderes políticos e econômicos e que manipulam todo o processo de produção e de riqueza, em detrimento da massa de miseráveis que são colocadas à margem da sociedade. Para elas a dor, o esquecimento, a humilhação.
Durante muitos anos, o "Governo das Mudanças" decantou em verso e prosa que o Ceará era uma ilha da prosperidade. Como os números não mentem, o quadro retratado pela pesquisa enseja o uso da boa razão. Como pode uma política concentradora de renda, uma educação pública aos frangalhos, a inércia de ações criativas fazerem gerar uma ilha de prosperidade. Somente um fato leva a isso: a massificação da propaganda oficial que ludibriou as pessoas e criou uma falso encantamento.
Raymundo Faoro, eminente jurista e historiador, já dizia desse insidioso processo de perpetuação da miséria em seu livro "OS DONOS DO PODER". Passaram-se décadas e o que ora se assiste é a repetição de um triste quadro de negligência na adoção de políticas públicas e de plataforma administrativa, fato lamentável que já prospera anos a fio, levando gerações ao desalento e à falta de oportunidades.
E indagam. depois, por que cresceu a violência???!!! Dever-se-ia questionar como estamos construindo um espaço propício à proliferação da violência no Ceará, quando nos negamos a incluir socialmente milhares de homens e mulheres que, como criaturas humanas, têm direito ao trabalho e à vida digna.
O resultado assombroso dessa pesquisa não é nenhuma novidade. Mas pelo menos serve para calar políticos inescrupulosos que arrotam discursos famigerados e mentirosos sobre o Estado do Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...