quarta-feira, 8 de abril de 2009

DICA DE LEITURA: JESUS DE NAZARÉ, de Joseph Ratzinger


Nada melhor, durante a Semana Santa, do que degustar uma boa leitura. A propósito, indico o livro "JESUS DE NAZARÉ" (Editora Planeta), de Joseph Ratzinger. A obra é genialíssima! Foi escrita antes e após a ascensão do autor ao Bispado de Roma. Quis ele representar o Jesus dos Evangelhos como o "Jesus real", como o "Jesus histórico", no seu sentido autêntico. Dá ao filho de Deus a conotação de uma figura racional e manifestamente histórica.

O livro contempla uma análise do Batismo no Jordão até a Transfiguração. Nesse contexto perpassa por um olhar sobre o mistério de Jesus, seu batismo, as tentações que Ele sofreu. Insculpe um painel magistral do Sermão da Montanha e da Oração do Pai Nosso. Na sequência, traça os caminhos dos discípulos, investiga as mensagens das parábolas e termina por perscrutar as duas balizas importantes no caminho de Jesus: a confissão de Pedro e a Tranfiguração. Ao final, lança luzes sobre as auto-afirmações de Jesus: "Eu sou" "O filho do Homem".

Não há como não se encantar, independente da religião professada, sobre os passos de Jesus sobre a terra. Sua mensagem é arrebatadora. Construiu os pilares da civilização ocidental. Lamento, entretanto,que muitas vezes damos muita ênfase aos milagres praticados por Jesus. Não que tais atos não sejam importantes, todavia é preciso ressaltar que o mais importante é a sua palavra, a sua pregação. Nela colhemos frutos saborosos de sabedoria. Aprendemos a amar, a solidarizar-se. Assumimos um compromisso pela felicidade do próximo e nos permitimos nos compreender como irmãos e irmãos, pertecentes a uma teia indivísivel das criaturas de Deus. O filho (Jesus) se fez obediente até a morte, a morte infamante na cruz. Sua obediência nos promove uma reflexão profunda: Somos focados em nossa missão? Somos ansiosos? Nossas metas são cumpridas? Como nos comportamos diante das adversidades da vida?

Se queres respostas a tais indagações, investigue silenciosamente os Evangelhos e lá você encontrará uma riqueza incomensurável. Saberá entender a importância da partilha e da construção da liderença consciente. Mais que filho de Deus, Jesus foi o maior "Líder que já existiu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEMBARGADOR PAULO ALBUQUERQUE SERÁ HOMENAGEADO EM SOBRAL

O juizado da Infância e da Juventude de Sobral, aprovou através dos seus membros escolher o desembargador Paulo Albuquerque para receber...