Pular para o conteúdo principal

DICA DE LEITURA: JESUS DE NAZARÉ, de Joseph Ratzinger


Nada melhor, durante a Semana Santa, do que degustar uma boa leitura. A propósito, indico o livro "JESUS DE NAZARÉ" (Editora Planeta), de Joseph Ratzinger. A obra é genialíssima! Foi escrita antes e após a ascensão do autor ao Bispado de Roma. Quis ele representar o Jesus dos Evangelhos como o "Jesus real", como o "Jesus histórico", no seu sentido autêntico. Dá ao filho de Deus a conotação de uma figura racional e manifestamente histórica.

O livro contempla uma análise do Batismo no Jordão até a Transfiguração. Nesse contexto perpassa por um olhar sobre o mistério de Jesus, seu batismo, as tentações que Ele sofreu. Insculpe um painel magistral do Sermão da Montanha e da Oração do Pai Nosso. Na sequência, traça os caminhos dos discípulos, investiga as mensagens das parábolas e termina por perscrutar as duas balizas importantes no caminho de Jesus: a confissão de Pedro e a Tranfiguração. Ao final, lança luzes sobre as auto-afirmações de Jesus: "Eu sou" "O filho do Homem".

Não há como não se encantar, independente da religião professada, sobre os passos de Jesus sobre a terra. Sua mensagem é arrebatadora. Construiu os pilares da civilização ocidental. Lamento, entretanto,que muitas vezes damos muita ênfase aos milagres praticados por Jesus. Não que tais atos não sejam importantes, todavia é preciso ressaltar que o mais importante é a sua palavra, a sua pregação. Nela colhemos frutos saborosos de sabedoria. Aprendemos a amar, a solidarizar-se. Assumimos um compromisso pela felicidade do próximo e nos permitimos nos compreender como irmãos e irmãos, pertecentes a uma teia indivísivel das criaturas de Deus. O filho (Jesus) se fez obediente até a morte, a morte infamante na cruz. Sua obediência nos promove uma reflexão profunda: Somos focados em nossa missão? Somos ansiosos? Nossas metas são cumpridas? Como nos comportamos diante das adversidades da vida?

Se queres respostas a tais indagações, investigue silenciosamente os Evangelhos e lá você encontrará uma riqueza incomensurável. Saberá entender a importância da partilha e da construção da liderença consciente. Mais que filho de Deus, Jesus foi o maior "Líder que já existiu".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM ÀS MÃES: UM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE JÁ LI

Resolvi homenagear às mães com esse texto que considero uma das mais belas páginas já escritas pela inteligência humana. Neste azo, quero cumprimentar a minha adorável mãe Terezinha Albuquerque e à minha esposa e companheira de todas as horas Marlúcia, mãe do meu bem mais precioso.
Retrato de Mãe
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões; viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que so…

DICA DE LIVRO: JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones

Sempre tenho falado da importância do exercício da liderança, tanto na vida profissional, como pessoal. Como fruto dessa necessidade indico o livro JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones (Editora Sextante). A autora é consultora de marketing e conferencista de renome nos Estados Unidos. O livro trata sobre os princípios de liderança de Jesus Cristo e como podem eles ser aplicados no trabalho, gerando crescimento, harmonia e realização. Numa abordagem espirituosa, a autora compara Jesus a um empresário que montou uma equipe de 12 pessoas que estava longe de serem perfeitas, mas conseguiu treiná-las e motivá-las para cumprirem sua missão com sucesso. Nesse contexto, o livro mostra um modelo de gestão baseado em três categorias de forças: autodomínio, ação e relações. Entre as frases geniais do livro, destaco: "Esperar o tempo perfeito é uma grande desculpa e uma racionalização para se ficar parado e não fazer nada." (pág. 44); "Os líderes que compartilha…

TEXTO PARA REFLETIR: AUTOMOTIVAÇÃO - O SEGREDO DO SUCESSO

"Hoje em dia o que não falta é material de apoio para o desenvolvimento pessoal dentro do competitivo mercado de trabalho. Textos, artigos, revistas e livros sem fim acrescentam informações, muitas realmente importantes, para um melhor desempenho.
Nada, realmente nada funciona sem envolvimento e motivação. Envolvimento é tomar toda e qualquer atividade como se fosse sua. Se você é vendedor, a empresa que representa é a sua empresa, sua missão, seus objetivos, são os mesmos que os seus. Você, em qualquer lugar que estiver, é a imagem da "sua empresa", seja perante um cliente ou junto a seu grupo de amigos, você se orgulha do que faz e da empresa que representa.
Motivação, ou melhor, auto-motivação, é a vivência diária desse envolvimento. Esperar da empresa o reconhecimento do que se faz é realmente lógico, mas vem em segundo lugar. Ter grau máximo de satisfação e orgulho do que se faz, buscar a realização do "sempre pode se fazer mais", nunca se acomodar com o qu…