Pular para o conteúdo principal

ANÁLISE DO LIVRO: STEVE JOBS, UM LÍDER CONTROVERTIDO

Acabei há pouco a leitura da obra “A CABEÇA DE STEVE JOBS”, do jornalista americano Leander Kahney. O livro fala sobre a controvertida liderança de um dos maiores gênios da indústria de Alta Tecnologia, Steve Jobs.
Jobs fundou a Apple, uma das empresas mais revolucionárias do mundo. Suas mais recentes criações – iPOD e iPHONE foram marcantes no cenário high-tech e garantiu que a Apple sobrevivesse em um mercado altamente competetivo.
O livro mostra a trajetória de Steve Jobs, desde quando foi adotado por uma família americana até o auge de sua carreira empresarial. Fundou a Apple com alguns colegas,sonhadores como ele. Com 26 anos de idade já tinha um patrimônio avaliado em 100 milhões de dólares. Afirmava, entretanto, que nada disso era o mais importante, porque nunca fez as coisas por dinheiro.
Seu estilo de liderar foi objeto de críticas por jornalistas e especialistas em gestão corporativa, inclusive chegaram a chamá-lo sociopata. Entretanto, o que se percebe ao longo do livro é que Jobs apesar de uma personalidade forte, possuia a magnitude de "ganhar" as pessoas para os seus projetos. Afirmava, como clichê, que seu objetivo era desenvolver produtos fácil de usar.
Quando ataca um problema, Steve Jobs o encara de frente. Ele o faz furiosamente.Defende a idéia de que uma empresa deve ter um foco, assim como nossas vidas devem se cercar de um projeto autêntico, funcional. Segundo ele a Apple é feita por pessoas que pensam de uma forma diferente e original, que querem tornar os computadores ferramentas para aqueles que se propõem mudar o mundo.
Seu perfeccionismo chegava as raias do absurdo, mas era plenamente justificável. Para ele até a embalagem do produto deveria ser pensada milimetricamente para despertar a curiosidade do cliente. Sua preparação para a apresentação de um novo produto era ensaiada por enésimas vezes. Tudo teria que sair perfeito!
Do livro, o capítulo mais tocante é o que trata da paixão com que Jobs incendiava seus colaboradores. Durante as reuniões com sua equipe de trabalho, dizia a todos que eles estavam trabalhando, naquele projeto, para tornar o mundo um lugar melhor. Esse era o mantra de Jobs. Acreditava na tecnologia como instrumento de transformação.
Conseguiu , com seu gesto entusiasmado, insuflar em sua equipe a paixão pelo trabalho, o que para ele era crucial em se tratando de inventar novas tecnologias. Dizia-se sempre atraído pelas mudanças mais revolucionárias. Tinha a ousadia de afirmar que queria deixar uma marquinha no universo.
Gritava quando era preciso, demitia se fosse necessário. Causava medo e admiração. É de fato um líder com características que divergem dos manuais de liderança, chega até a provocar um rediscussão sobre o assunto. Pois com seu jeito austero, bravo às vezes, tirou da falência a empresa que criou e a tornou um centro de excelência e inovação.
O Câncer no pâncreas, em sua segunda edição, o tirou da Presidência da Apple. A empresa agora tenta sobreviver sem o seu maestro.
Vale a pena você ler o livro!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...