Pular para o conteúdo principal

ANÁLISE DO LIVRO: STEVE JOBS, UM LÍDER CONTROVERTIDO

Acabei há pouco a leitura da obra “A CABEÇA DE STEVE JOBS”, do jornalista americano Leander Kahney. O livro fala sobre a controvertida liderança de um dos maiores gênios da indústria de Alta Tecnologia, Steve Jobs.
Jobs fundou a Apple, uma das empresas mais revolucionárias do mundo. Suas mais recentes criações – iPOD e iPHONE foram marcantes no cenário high-tech e garantiu que a Apple sobrevivesse em um mercado altamente competetivo.
O livro mostra a trajetória de Steve Jobs, desde quando foi adotado por uma família americana até o auge de sua carreira empresarial. Fundou a Apple com alguns colegas,sonhadores como ele. Com 26 anos de idade já tinha um patrimônio avaliado em 100 milhões de dólares. Afirmava, entretanto, que nada disso era o mais importante, porque nunca fez as coisas por dinheiro.
Seu estilo de liderar foi objeto de críticas por jornalistas e especialistas em gestão corporativa, inclusive chegaram a chamá-lo sociopata. Entretanto, o que se percebe ao longo do livro é que Jobs apesar de uma personalidade forte, possuia a magnitude de "ganhar" as pessoas para os seus projetos. Afirmava, como clichê, que seu objetivo era desenvolver produtos fácil de usar.
Quando ataca um problema, Steve Jobs o encara de frente. Ele o faz furiosamente.Defende a idéia de que uma empresa deve ter um foco, assim como nossas vidas devem se cercar de um projeto autêntico, funcional. Segundo ele a Apple é feita por pessoas que pensam de uma forma diferente e original, que querem tornar os computadores ferramentas para aqueles que se propõem mudar o mundo.
Seu perfeccionismo chegava as raias do absurdo, mas era plenamente justificável. Para ele até a embalagem do produto deveria ser pensada milimetricamente para despertar a curiosidade do cliente. Sua preparação para a apresentação de um novo produto era ensaiada por enésimas vezes. Tudo teria que sair perfeito!
Do livro, o capítulo mais tocante é o que trata da paixão com que Jobs incendiava seus colaboradores. Durante as reuniões com sua equipe de trabalho, dizia a todos que eles estavam trabalhando, naquele projeto, para tornar o mundo um lugar melhor. Esse era o mantra de Jobs. Acreditava na tecnologia como instrumento de transformação.
Conseguiu , com seu gesto entusiasmado, insuflar em sua equipe a paixão pelo trabalho, o que para ele era crucial em se tratando de inventar novas tecnologias. Dizia-se sempre atraído pelas mudanças mais revolucionárias. Tinha a ousadia de afirmar que queria deixar uma marquinha no universo.
Gritava quando era preciso, demitia se fosse necessário. Causava medo e admiração. É de fato um líder com características que divergem dos manuais de liderança, chega até a provocar um rediscussão sobre o assunto. Pois com seu jeito austero, bravo às vezes, tirou da falência a empresa que criou e a tornou um centro de excelência e inovação.
O Câncer no pâncreas, em sua segunda edição, o tirou da Presidência da Apple. A empresa agora tenta sobreviver sem o seu maestro.
Vale a pena você ler o livro!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...