Pular para o conteúdo principal

MINHA ANÁLISE SOBRE A OBRA "CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS"


Nesta semana bloguei informando que havia compardo o livro intitulado “CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS”, do fenômeno editorial Gustavo Cerbasi. A obra foi publicada pela Editora Gente. Gustavo é Mestre em Administração e Economia e um dos maires conferencistas do Brasil na área de consultoria financeira.
Li o livro e confesso que gostei bastante! Meu estimado primo Dr. Paulo Albuquerque me havia indicado semanas atrás. Lamentei apenas não tê-lo lido há mais tempo. O que chama atenção na obra é a linha de raciocínio do autor tornando acessível os intrincados mecanismos dos investimentos financeiros. Sua tese central é de que as dificuldades financeiras contaminam as relações conjugais, desarticulam o equilíbrio em sociedade, uma vez que muitos conflitos têm sua origem nessas Questões. Propugna no sentido da adoção da disciplina de Planejamento Financeiro nas escolas, uma vez que o perdularismo é uma rotina na vida do brasileiro. Avança para o raciocínio de que as dificuldades financeiras são escolhas pessoais e que você decide tê-las quando ignora a importância do planejamento financeiro.
Apresenta no livro diversas dicas de como economizar, como planejar seu futuro, trata sobre os melhores investimentos, as melhores aplicações. Não dá uma aula de avareza, longe disso, propõe até uma reserva de suas economias para reinventar seu casamento. É um livro genial, às vezes com teses chocantes, mas lá na essência percebemos que o propósito maior do autor é chamar a atenção para a necessidade de organizar o orçamento doméstico e planejar o futuro da família, como forma evitar os dissabores durante a velhice.
A meu ver o autor soube muito bem definir alguns conceitos de economia doméstica, ao tempo que nos chamou a atenção para os cuidados que devemos ter com as ações que praticamos no presente, pois haverá seu reflexo no futuro, ou parafraseando o pensamento do filme "O Gladiador" o que fazemos agora se irradiará por toda a eternidade. Não temos uma cultura de poupança nem de planejamento. Diferentemente de alguns países da América Latina, fomos colonizados pelos portugueses - um povo extremamente desorganizado e perdulário. Basta lembrarmos do nosso ouro que foi parar na Inglaterra pelas dívidas contraídas por Portugal junto aos cofres ingleses.
Avanço na análise da obra, propondo, sem arrogância ao colossal trabalho autor, e sem demérito ao livro, que o tema casais inteligentes enriquecem juntos deve se expandir para uma percepção maior da riqueza, não se restringindo apenas a constituição de bens materias, até porque dinheiro sozinho não traz felicidade. Na verdade, o enriquecer juntos é uma proposta que deve se inserir nos aspectos mais profundos da relação a dois.
Enriquecer juntos para o casal é cultivar o diálogo como mecanismo eficaz para superação das diferenças; enriquecer juntos é construir uma linguagem de empatia, respeito e cumplicidade; enriquecer juntos é privar-se daquilo que magoa o outro, que torna o outro menor; enriquecer juntos é cultivar a fidelidade, o respeito à família, a atenção aos filhos; enriquecer juntos é saber perdoar, compreender as fragilidades do outro; enriquecer juntos, enfim, é saber ser feliz com aquilo que temos e nos propormos a alcançar aquilo que sonhamos.
CONFIRA O LIVRO E SAIBA MAIS PELO SITE: www.maisdinheiro.com.br

Comentários

  1. Um grande amigo tem uma frase ótima, que diz assim: "Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a sofrer em Paris."

    Só para descontrair!

    O livro é mesmo muito bom! Recomendo a planilha de orçamento familiar que existe disponível gratuitamente no site do autor. Uma ótima ferramenta de gestão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur