Pular para o conteúdo principal

DICAS DE SAÚDE: DERRUBANDO MITOS

CONFIRA OITO HÁBITOS RECOMENDADOS QUE PODEM PREJUDICAR A SAÚDE

Hábitos benéficos, como beber muita água, comer fibras e passar hidratante, podem se tornar ruins para a saúde quando em excesso. Conheça os males do exagero e saiba até onde ir:
Banho
A pele é programada para se manter protegida. Entre os mecanismos de equilíbrio, está a produção de sebo e de suor --que a mantêm hidratada e com temperatura regulada. A combinação de água quente, sabonete e esponja retira a superfície naturalmente gordurosa da pele.
O resultado vai de ressecamento e coceiras a vermelhidão e feridas na pele. Retirar a camada natural de proteção pode ainda facilitar a penetração de bactérias e fungos.
Um banho completo por dia, mesmo no verão, é suficiente. Mais banhos são permitidos, desde que sejam chuveiradas rápidas, sem sabonete e com água de morna a fria
Fibras
As fibras insolúveis, presentes no farelo de trigo e na casca de frutas e leguminosas, estimulam o intestino, mas, em exagero, podem formar fecalomas (fezes duras) e causar prisão de ventre.
Isso ocorre quando a ingestão de líquido não corresponde à de fibras, já que precisam de água para formar as fezes. Como o intestino demora até 72 horas para finalizar a digestão, a quantidade de líquido consumido deveria ser sempre alta para evitar o problema, o que, no caso de excessos, é difícil.
Além disso, o consumo excessivo pode dificultar a absorção de micronutrientes essenciais, como ferro e cálcio. Já as fibras solúveis, encontradas nos iogurtes enriquecidos e no farelo de aveia, podem, quando em excesso, gerar cólicas, flatulência e sensação de irritação no estômago.
De acordo com especialistas, o funcionamento intestinal não segue o mesmo padrão para todas as pessoas. O que define prisão de ventre é dor, cólica ou sangramento ao evacuar, e não a freqüência. Se o intestino funcionar só a cada 48 horas, mas houver sensação de esvaziamento completo, sem desconforto, e as fezes estiverem normais, não há necessidade de complementar a alimentação com suplementos de fibras.
Uma alimentação rica em verduras, legumes e leguminosas, quatro porções diárias de frutas e o consumo de cereais matinais ou pães integrais dispensam complementos de fibras
Hidratante
Os cremes mais comuns, de base oleosa, podem entupir os poros se usados em excesso e causar aparecimento de cravos e espinhas em todo o corpo, além de foliculite e encravamento dos pêlos.
O problema é ainda pior no rosto, que tem mais glândulas sebáceas. Outros tipos de creme, ainda que sejam menos comedogênicos (que não entopem os poros), também podem favorecer a acne, mas em menor escala.
Peles normais devem receber hidratantes no corpo uma vez ao dia e, no rosto, de manhã e à noite. As oleosas devem optar por loções sem óleo, em gel, e seguir a freqüência da pele normal. Quem tem pele seca pode passar cremes até três vezes ao dia
Água
Beber somente esse líquido em grandes quantidades pode ocasionar perda significativa de sais minerais pela urina, entre eles os importantes sódio e potássio.
A falta do primeiro, conhecida como hiponatremia, traz sintomas como cansaço e fadiga muscular constante, e a carência de potássio propicia cãibras, náuseas e mal-estares. O excesso de água também pode ajudar na perda, pela urina, de vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e a C.
Como as necessidades podem variar conforme os hábitos (quem pratica exercícios sua mais e pode precisar de mais água), um bom parâmetro para a ingestão de água é a cor da urina, que nunca deve estar muito amarela.
Em geral, recomenda-se o consumo de 30 ml de líquido por quilo de peso, sendo metade dessa quantidade água pura e a outra composta por outros líquidos e pela água contida nos alimentos
Sauna
Quando alguém se submete a um ambiente fechado e muito quente, há uma resposta fisiológica ao calor para manter o corpo em temperatura constante, com aumento da freqüência cardíaca e dilatação dos vasos sangüíneos da pele.
Por isso, uma das conseqüências de ir à sauna seca ou úmida com muita freqüência é telangiectasia, aqueles vasinhos aparentes no rosto.
O excesso de sauna ainda pode sobrecarregar o coração e causar mal-estares. Quem já sofre de problemas cardíacos corre mais riscos, pois a sobrecarga no coração é semelhante à de um exercício. E aqueles que têm pele seca podem sofrer com maior ressecamento.
Uma vez por semana, por pouco tempo, é a freqüência aconselhada por especialistas. Depois de freqüentar a sauna, deve-se tomar um banho mais frio, para ajudar o corpo a reequilibrar sua temperatura
Proteínas
Consumir em demasia alimentos ricos em proteínas, como carnes e queijos, a curto prazo não traz efeitos colaterais, mas pode futuramente agravar problemas renais em quem tem predisposição.
É que as substâncias tóxicas liberadas por esses alimentos são metabolizadas nos rins e podem sobrecarregá-los. Isso pode levar a uma redução na função desse órgão, o que chega até a causar aumento da pressão arterial.
Quem sofre de gota também não deve cometer exageros, uma vez que o ácido úrico, um dos produtos da digestão de proteínas, quando em excesso, provoca a doença.
Consumir porções exageradas de alimentos protéicos provavelmente causará um desbalanceamento na composição da refeição, com falta das vitaminas dos legumes e verduras e de carboidratos dos cereais, por exemplo. Ainda, as proteínas formam poucos resíduos no intestino e podem favorecer a prisão de ventre.
O consumo de carnes deve se limitar a 120 g por refeição. Já para os laticínios não há um limite de ingestão diária. Então, deve-se evitar queijos muito gordurosos e optar pelos mais magros, pelos iogurtes e pelo leite desnatado, com três porções por dia, em média
Exercícios
Quando não se respeita o período necessário de repouso após praticar uma atividade física, é possível que haja um consumo negativo de energia --um fenômeno metabólico de compensação do organismo, que não teve tempo para se recuperar.
O resultado disso é o "overtraining", que traz na lista de seus malefícios cansaço contínuo, piora do humor e sono não-reparador. Os efeitos também podem ser físicos, como tendinites, inflamação das membranas dos joelhos, canelite (inflamação de tendões e músculos da tíbia) e até fratura por estresse. Mesmo esportes de menor impacto podem causar esses problemas se praticados em excesso, já que provavelmente haverá movimentação repetitiva de um mesmo grupo muscular e solicitação do organismo além de seu limite.
Intercalar grupos musculares durante a semana de treino ajuda a minimizar o impacto na musculatura e nas articulações. No entanto, coração, pulmão e todo o organismo trabalham sem descanso.
Observar a freqüência e a intensidade do exercício também é recomendável. Uma boa maneira de medir os impactos da atividade é monitorar a freqüência cardíaca de repouso.
Pode-se anotar a freqüência todos os dias pela manhã. Se houver aumento, pode ser sinal de "overtraining".
Limpeza
No mundo científico, existe uma linha de pensamento conhecida como a "hipótese da higiene", que relaciona o excesso de limpeza à maior incidência de casos de asma e alergias em crianças nos dias de hoje.
Crianças sem contato com bactérias não conseguiriam desenvolver bem seu sistema imunológico e poderiam ficar mais doentes ou manifestar formas mais graves de doenças adquiridas por vírus ou bactérias.
Um exemplo disso é a incidência de meningocococemia, doença provocada pela mesma bactéria da meningite meningocócica, mas bem mais grave, que é mais comum em pessoas com critérios de limpeza mais rigorosos.
O contato com vírus e bactérias menos perigosos, mas semelhantes aos causadores de doenças, pode diminuir os sintomas de patologias, assim como a convivência com agentes infecciosos estimula a produção de anticorpos.
É claro que é preciso manter a casa limpa e dar à criança boas condições de higiene. Porém, não se deve criá-la em uma redoma nem proibi-la de brincar com animais ou no chão. O uso exagerado de bactericidas na limpeza doméstica é desaconselhado pelos especialistas.
FONTES: FOLHA ON LINE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM ÀS MÃES: UM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE JÁ LI

Resolvi homenagear às mães com esse texto que considero uma das mais belas páginas já escritas pela inteligência humana. Neste azo, quero cumprimentar a minha adorável mãe Terezinha Albuquerque e à minha esposa e companheira de todas as horas Marlúcia, mãe do meu bem mais precioso.
Retrato de Mãe
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões; viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que so…

DICA DE LIVRO: JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones

Sempre tenho falado da importância do exercício da liderança, tanto na vida profissional, como pessoal. Como fruto dessa necessidade indico o livro JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones (Editora Sextante). A autora é consultora de marketing e conferencista de renome nos Estados Unidos. O livro trata sobre os princípios de liderança de Jesus Cristo e como podem eles ser aplicados no trabalho, gerando crescimento, harmonia e realização. Numa abordagem espirituosa, a autora compara Jesus a um empresário que montou uma equipe de 12 pessoas que estava longe de serem perfeitas, mas conseguiu treiná-las e motivá-las para cumprirem sua missão com sucesso. Nesse contexto, o livro mostra um modelo de gestão baseado em três categorias de forças: autodomínio, ação e relações. Entre as frases geniais do livro, destaco: "Esperar o tempo perfeito é uma grande desculpa e uma racionalização para se ficar parado e não fazer nada." (pág. 44); "Os líderes que compartilha…

RELACIONAMENTO SAUDÁVEL EXIGE RENÚNCIA E MUITO DIÁLOGO

Ontem fui a Universidade Estadual Vale do Acaraú. Na oportunidade, encontrei um amigo de longas datas se queixando sobre os dissabores do amor, mormente no tocante as diferenças entre o homem e a mulher. Ouvi-o atentamente e ao final, como ele me permitiu, fiz algumas observações. A primeira delas foi alertá-lo de que uma relação só se constroi pelo diálogo (nada dessa onda de cara fechada, de orgulho). Duas pessoas que se propõem a viver um relacionamento saudável têm que necessariamente abdicar em favor do outro e permitir concessões recíprocas. Gaspareto já dizia que "Não possuímos as pessoas, temos apenas amor por elas". A ideia de posse, tão ocidental, tem levado muitos relacionamentos ao declínio. Não se pode querer tirar do outro a sua individualidade, a não ser que se deseje relacionar-se com um autômato. O amor é fruto de um pacto de amadurecimento, onde cada um assume a tarefa de fazer o outro feliz, e naturalmente, será feliz, também, por extensão do próprio ato…