Pular para o conteúdo principal

CUIDADADO: O que o estresse pode ocasionar

O que o estresse pode ocasionar :
O estresse é uma sensação que a maioria de nós sente, ou pelas atribulações do dia-a-dia ou pela rotina de casa ou pela pressão profissional .Ë preocupante deixar o estresse continuar seu curso natural , que é sempre sobrecarregar nosso sistema físico e emocional . Se não fizermos nada para mudar seu curso natural provavelmente desencadearemos outros problemas que são a Síndrome do Pensamento Acelerado e a Ansiedade .
Em decorrência da Síndrome do Pensamento Acelerado, que é um congestionamento de pensamentos que são elaborados ao mesmo tempo , gera-se uma perda da qualidade do sono, ocasionando uma insônia crônica ou temporária . Como resultado temos pessoas acordando já cansadas, pois seu sistema não teve o descanso necessário. Esse cansaço propicia alterações de humor , irritabilidade e inflexibilidade , causando assim mais sobrecarga nos sistema , aumentando o estresse .
O outro fator decorrente do estresse é a Ansiedade , que é um sentimento de aceleração interna onde o foco das pessoas está no futuro em detrimento do presente . São pessoas que literalmente atropelam os fatos do presente ou não nem notam o que está se passando com elas, pois sua atenção está no que “pode acontecer” e não no que está acontecendo agora. Constantemente apresentam insatisfação pessoal e profissional e não costuma apreciar momentos de prazer , o lugar onde estão nunca está bom , porque gostariam de estar em outro lugar naquele momento . Com o passar do tempo se tornam pessoas amargas , que reclamam muito, e com uma auto-crítica bem acentuada . Como se não bastasse , a Ansiedade também pode gerar Depressão e Síndrome do Pânico , quando não controlada a tempo .
Como começa a surgir o estresse ?
O grande problema na identificação do estresse é que ele não aparece de repente , é gradual e constante , por isso na maioria das vezes quando identificamos o problema e procuramos ajuda , ele já faz parte do padrão de atuação da pessoa .
Hoje em dia observamos a dificuldade das pessoas de respeitar seus ritmos e limites . Há pessoas que conseguem cumprir, em equilíbrio, uma agenda com 10 afazeres, e no final do dia não se sentem sobrecarregadas e exaustas . Há outras que com 4 ou 5 afazeres já estão no seu limite , o que passar disso estará afetando seu equilíbrio , está “padrão over” do seu sistema .
Quando as pessoas levam suas vidas sem objetivos pessoais que valham a pena , ou seja, objetivos estimulantes em que a pessoa aceita desafios e obstáculos , em prol da realização desses objetivos , isso também leva ao quadro do estresse . Isso acontece porque ficam andando em círculos sem conseguir resultados , isso acontece porque o que está faltando é o alvo . Com o passar do tempo instala-se uma insatisfação na pessoa, pois sempre estará faltando algo , mas ela não sabe o que é . Este “algo” é o que ela quer conseguir para sua vida pessoal , profissional , familiar , social , cultural , acadêmica, etc. Nesse caso o estresse se instala porque essas tentativas frustradas de encontrar satisfações consomem muito de suas energias físicas e mentais .
O que fazer ?
Reconheça seu ritmo e seus limites e procure apoiar sua natureza , não force seu motor , deixe que ele atue com naturalidade e leveza, só coloque em sua agenda a quantidade de afazeres que consegue cumprir sem estresse
Policie a quantidade de pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo ,
Praticar atividades físicas pode ajudar pois você estará nivelando o desgaste emocional com o físico – precisamos que nosso sistema emocional e físico andem em harmonia , quando um está sobrecarregado procure exercitar o outro para haver o equilíbrio
Pense no que quer conseguir para você daqui a 5 , 10 , 15 ou 20 anos e trace suas estratégias
Fonte: Você SA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur