Pular para o conteúdo principal

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO "INVESTIMENTOS INTELIGENTES", de Gustavo Cerbasi

Terminei há pouco a leitura do livro "Investimentos Inteligentes", (editora Thomas Nelson Brasil), de autoria do fenômeno editorial Gustavo Cerbasi. Como já comentei no blog, Gilberto também é autor do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos".
O livro "Investimentos Inteligentes", mais recente publicação do autor, versa sobre dicas de investimentos financeiros nas suas mais diversas modalidades: Poupança, CDBs, Ações, Debêntures, Títulos Públicos, Fundos de Renda Fixa e outros mais. Não que pese a tecnia do assunto, o livro tem seu valor nos conselhos dados pelo autor sobre os caminhos que devemos trilhar para atingirmos nossa independência financeira. Afirma, inicialmente, que "o prêmio tende a ser proporcional ao esforço em persegui-lo". Derruba alguns mitos ao bombardear que moradia(imóvel) não é investimento, mas sim consumo. Relata que esse entendimento de que investir bem é adquirir imóvel, terras e gado é uma herança de uma economia ruralista, ultrapassada.Nesse contexto, adverte que "melhor do que passar imóveis aos filhos seria passar uma boa educação financeira". O desfecho desse entendimento é dado pelo autor com a assertiva de que "investir é multiplicar e não somar. Investir pressupõe o acúmulo de lucros que você obtém, para que, com um patrimônio maior, você lucre mais(...) investir em essência, é estar com seu dinheiro onde está o dinheiro dos que estão ganhando." Vai mais avante na linha da ousadia e afirma em tom seco: "riscos não devem ser evitados , mas sim administrados".
Traça o autor, na sequência da obra, um painel de coisas que não podemos fazer: Ter uma única fonte de renda, esperar sobrar dinheiro para poupar, contar com muitas instituições para gerenciar seu dinheiro ou com uma única, querer começar grande e sonegar impostos.
Mais além, lança luzes e reflexões propositivas: "Para investir e colher frutos no futuro, é preciso abrir mão das sementes hoje. Por mais que você adore consumir as sementes!!!" e finaliza afirmando que "quanto mais desejamos algo , mais força temos para derrubar as barreiras que nos separam do que desejamos.".
Não pense, entretanto, que a sagacidade do autor se restringe a uma famélica relação com o dinheiro. Sua percepção de riqueza é bem mais ampla, daí porque chega a conclusão de que "a vida não se resume em investir, colher e comprar (...) tão importante quanto isso é aprender a cuidar do seu corpo, de sua mente e de sua carreira, de suas relações sociais e de seu papel no mundo." E ao final, arremata:"Quanto menos sua vida pessoal for influenciada por sua grande e justificável vontade de enriquecer, melhor."
É claro que a filosofia de vida de Gustavo Cerbasi não se distancia da nossa, entretanto, é preciso situar o debate em um âmbito mais profundo. A felicidade para muitos é cercar-se de bens materiais, outros repugnam tal opção. Preferem acreditar na felicidade como a realização dos sonhos mais caros: família, filhos, saúde. Não se pode julgar tais atitudes de levianas ou ingênuas. São de fato resultantes de visões diferentes, de formas de perceber a vida sob seus mais diversos ângulos. O que é preciso é dar às coisas o seu devido equilíbrio , enxergando o sucesso financeiro como resultado dos nossos esforços, sem, entretanto, tornar o dinheiro o nosso guia.

Comentários

  1. Olá Carlos,
    Quando comecei a mexer com ações aprendi duas coisas importantes. Primeiro que uma nação financeiramente saudável é composta de pessoas financeiramente saudáveis, ou seja, disseminar conhecimento sobre o universo financeiro é também um caminho de desenvolver nosso a país. A segunda coisa é que sucesso no mercado de capitais depende do acesso e da análise de informações. Por isso indico alguns sites que fornecem continuamente informações sobre bolsa de valores e o cotidiano financeiro das empresas. Para quem gosta de ler feeds (RSS) todos estes sites possuem um ou mais canais de feeds.
    Livros:
    “Como se transformar em um Operador e Investidor de Sucesso”
    “Aprenda a Investir em Ações e operar a Bolsa Via Internet”
    “Home Broker - Investimentos e Lucros Sem Fronteiras - Guias Prático para Sua Independência Financeira”
    “Investindo em Opções - Como Aumentar seu Capital Operando com Segurança”
    www.infomoney.com.br
    www.aeinvestimentos.com.br
    www.financialweb.com.br
    Corretoras e administradoras de fundos:
    www.geracaofuturo.com.br
    www.wintrade.com.br
    Cursos:
    www.cma.com.br
    Um abraço,
    Vitor dos Santos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...