Pular para o conteúdo principal

INDICAÇÃO DE LIVRO: O MUNDO DE SOFIA - Um passeio no fantástico mundo da filosofia

Tenho recebido muitos e-mails, principalmente de alunos e ex-alunos, pedindo a indicação de um livro para os iniciantes na Filosofia. De pronto devo dizer-lhes que, sem dúvida, tenho um apreço a uma obra do norueguês Jostein Gaarder, publicado pela Editora Cia. Das Letras, intitulada "O MUNDO DE SOFIA". Na verdade é um romance fabuloso que mergulha na história da filosofia, desde os mitos gregos, passando por Demócrito, Sócrates, Platão, Aristóteles, atravessando a Idade Média com Descartes, Spinoza, Locke. Indo mais a frente no Iluminismo com Kant, Hegel até Sartre. O interessante do livro é o encantamento da narrativa e a linguagem fácil do autor, acessível a todas as idades. Quando li, por volta do ano de 1998, me contagiei com cada página e a cada capítulo mais despertava em mim a vontade de devorá-lo. Vale a pena conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM ÀS MÃES: UM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE JÁ LI

Resolvi homenagear às mães com esse texto que considero uma das mais belas páginas já escritas pela inteligência humana. Neste azo, quero cumprimentar a minha adorável mãe Terezinha Albuquerque e à minha esposa e companheira de todas as horas Marlúcia, mãe do meu bem mais precioso.
Retrato de Mãe
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões; viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que so…

DICA DE LIVRO: JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones

Sempre tenho falado da importância do exercício da liderança, tanto na vida profissional, como pessoal. Como fruto dessa necessidade indico o livro JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones (Editora Sextante). A autora é consultora de marketing e conferencista de renome nos Estados Unidos. O livro trata sobre os princípios de liderança de Jesus Cristo e como podem eles ser aplicados no trabalho, gerando crescimento, harmonia e realização. Numa abordagem espirituosa, a autora compara Jesus a um empresário que montou uma equipe de 12 pessoas que estava longe de serem perfeitas, mas conseguiu treiná-las e motivá-las para cumprirem sua missão com sucesso. Nesse contexto, o livro mostra um modelo de gestão baseado em três categorias de forças: autodomínio, ação e relações. Entre as frases geniais do livro, destaco: "Esperar o tempo perfeito é uma grande desculpa e uma racionalização para se ficar parado e não fazer nada." (pág. 44); "Os líderes que compartilha…

ANTÍDOTO PARA INFELICIDADE: A COMPARAÇÃO E O TEMPO

Cada vez mais me convenço que aquilo que mais concorre para infelicidade do homem são dois comportamentos que a meu ver são decisivos e responsáveis por parte significativa das dores da alma. São eles: A comparação e o tempo.Quando fazemos uso da comparação, chegamos ao extremo de mensurar nosso estado de realização plena a partir do outro. Se compro um “carro novo”, mas meu vizinho acaba de adquirir um melhor e mais bonito, minha temporária alegria cai por terra e se esvai. A comparação não para por aqui e vai além: comparo os filhos, a esposa, o trabalho, os bens e etc. Ao final, fico gastando energia preocupando-me  com o que o outro tem, esquecendo-me de aproveitar e celebrar as minhas conquistas.De outra banda, sobre o tempo reside um outro mal quase irremediável. Projeta-se sempre para o futuro a realização de algo: a viagem internacional, o casamento, a academia, o curso universitário, até o perdão. É mais ou menos assim: Serei feliz quando for promovido; quando encontrar a mul…