Essa pergunta tem movido debates mundo afora. Assusta-me quando intelectuais afirmam de maneira convincente que Deus não existe. Respeitaria até o direito daqueles que dizem que não acreditam em Deus. Afinal, acreditar ou não é uma questão de mero subjetivismo. Todavia, arvorar-se na assertiva que Deus não existe é no mínimo uma prepotência intelectual desarrazoada, despida de logicidade e da mínima compreensão sistêmica. Ora, se somos limitados pelos nossos sentidos, incapazes de dar respostas a questões tão menores como a possibilidade da existência de vida em outros planetas do sistema solar...como é possível afirmar que Deus não existe, algo muito além do que a nossa vã inteligência é capaz de mensurar.
Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus quadros grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou a condição econô...
Kant deixou a coisa muito clara na Crítica da Razão Pura: sim, somos seres sensoriais e, portanto, muito do mundo no escapa e escapará sempre. Se nossa percepção é, talvez, a maior das portas de entrada, então é desprovido de comprovação tanto a inexistência quanto a existência de Deus. Isso por algo simples: ineficácia absoluta do meio. Nossos instrumentos de percepção sensorial (humanos, frise-se!) não captam.
ResponderExcluirQuanto à logicidade, bem, lógica é lógico e está a um fio de distância do sufismo.
Independente de crenças, o debate é interessante...