Pular para o conteúdo principal

Descobri a vida depois dos 50

Descobri a vida depois dos 50…

Não, que não tenha vivido antes. Vivi. Vivi intensamente!!

Só que agora vivo melhor!!

Parei de me preocupar com aquilo que os outros pensam sobre mim. Parei de me preocupar com que eu mesmo penso sobre mim. Descobri-me imperfeito, vulnerável, ansioso. Ao mesmo tempo, passei a aceitar de bom grado esta vulnerabilidade. Vi-me apenas no humano, naquilo que sou, naquilo que fugi de mim. 

Percebi que não vale a pena correr atrás dos ventos. Andando a gente chega lá. Só precisa de passos firmes.

Aprendi que a vida, assim como a felicidade, é movimento, é ação, é o caminho e não a chegada. 

Depois dos 50, veio-me a certeza de que  os dias que tenho pela frente é muito menos do que os dias que ficaram para trás. Por isso, o passado não importa. Tenho que saborear a vida como quem degusta uma pitomba e rói até o caroço. Ela é última e única. 

Depois dos 50, descobri que o que a vale a pena o dinheiro não compra. Não mais me preocupo em colecionar coisas(exceto os livros), mas sim de viver momentos. Sei que um deles pode ser o último.

Aprendi que não há existe estabilidade, que para maioria das coisas eu não tenho controle, que me cabe apenas fazer a minha parte com persistência e constância. 

Descobri que em família somos uma equipe, não hóspede. Isto me fez aprender a lavar os pratos, a preparar comida e os lanches dos meninos. Fez-me reconhecer o trabalho extenuante de minha esposa na labuta diária e passar a valorizar a mulher que ela se tornou.

Aprendi que a intelectualidade sem o compromisso com o outro e com a verdade é mero extremismo do ego. O conhecimento só vale a pena quando colocado ao serviço do próximo.

Aprendi que os filhos têm os sonhos deles e jamais viverão os nossos (melhor para eles).
                                                                                                   
Depois dos 50, passei a viver os dias como se fossem o primeiro e o último(confesso que muitas vezes não consigo, mas continuo tentando). Aprendi que nada se sabe sobre o futuro, nem vale a pena remoer as duras páginas do passado. Para o que me resta, quero olhar para frente. Eu quero  viver o “agora”, o “presente”. 

Vou continuar lutando para morrer uma única vez. Quando se está aprisionado pelo medo, morremos todos os dias.

Sei que nunca estou sozinho!!!
                                                                                          
Depois dos 50,  a minha fé em Deus só aumentou e mais ainda a certeza de que Ele sempre está comigo.

E depois dos 50, olho para o que virá e peço ao Pai Celestial que me conceda muitos anos, pois agora que comecei a vida. E tenho muitos planos, muitos projetos e muitos sonhos, talvez diferentes daqueles do passado, mas com maior intensidade, com maior maturidade.

E vamos lá, que a vida está apenas no começo!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur

REFLEXÃO DO DOMINGO:ECLESIÁSTICO, 20 - Quando calar e quando falar

1.Há repreensões inoportunas; e há quem se cale, demonstrando ser prudente. 2. Quanto é melhor repreender, do que guardar a cólera! 3. Aquele que confessa a falta, impedirá seu próprio dano. 4. Como a paixão de um eunuco para deflorar uma jovem, assim é aquele que pretende fazer justiça pela violência. 5. Há quem, ficando calado, é reconhecido como sábio; e há quem se torne odioso, por falar demais. 6. Há quem se cale por não ter resposta; e há quem se cale por senso de oportunidade. 7. O sábio se cala até que chegue o momento oportuno; o loquaz e o insensato deixam passar a ocasião. 8. Quem multiplica as palavras se faz detestar, e quem pretende impor-se há de ser odiado. Como é belo que manifeste arrependimento quem foi censurado; pois assim há de evitar uma falta voluntária. Contrastes 9. Alguém pode tirar proveito de seus males, ao passo que uma felicidade inesperada pode transformar-se em dano. 10. Há presentes que não te são proveitosos, e há