De repente tudo mudou... o mundo parou!!! Um vírus invisível fez ruir impérios, riquezas e poder. Só no entorno da Presidência da República, no nosso país, são cerca de duas dezenas de infectados. Ele não escolhe lugar, classe social e nem hora. De repente, vimos que tudo que a ciência construiu é colocado à prova. Não há respostas imediatas.
Estamos em casa (e precisamos ficar em casa). As pessoas compulsoriamente voltaram a viver em família. Toneladas de poluidores deixaram de ser despejados no planeta com o desaquecimento industrial. Milhões estão sem trabalhar, salvo em home office. A gasolina baixou. As pessoas se voltaram à espiritualidade, seja acreditando em Deus ou, pelo menos, acreditando na empatia e na solidariedade. Vimos que não somos melhores do que ninguém. O dinheiro não vai nos livrar do inimigo invisível.
O liberalismo que pregava a soberania do mercado e a abolição do Estado ficou de cócoras diante do imponderável. A bolsa de valores derreteu da noite para o dia, bilhões de dólares viraram fumaça, empresas fecharam as portas, o dinheiro volátil e imaginário desapareceu nas cifras algorítimas. Tudo de repente!!
Enquanto isso o Estado, aquele que para muitos liberais não deveria existir, vem sendo o bastião, em todos países, para mitigar, organizar e planejar ações de combate ao inimigo invisível.
O mundo não mais será o mesmo após o corona vírus. Infelizmente milhares não farão essa travessia. Tombarão no meio do caminho. Mas aqueles que sobreviverem, deverão levar consigo grandes lições: Não temos nacionalidade ou fronteiras, somos uma única espécie, uma única humanidade – a safra de Deus.
Nessas horas de medo e incerteza é que percebemos o quanto nos afastamos de Deus e das pessoas que amamos, motivados pelo dinheiro, pela cobiça e pelo poder. Uma pequena parte se apropria da riqueza, relegando a bilhões o mínimo existencial. Os pseudo valores da sociedade líquida tornaram o mundo um lugar privilegiado para poucos. E agora? O que o corona vírus nos ensina? Vou buscar nesses dias a minha resposta. Procure a sua!!!!
Comentários
Postar um comentário