Pular para o conteúdo principal

Grupo de apoio às comarcas do Interior fará reunião nesta quinta-feira em Sobral e visita Massapê, na sexta-feira



Os trabalhos seguem até a próxima sexta, dia 28



O grupo de trabalho para prestar apoio às comarcas do Interior se reúne, nesta quinta-feira (27/03), com 21 magistrados da 7ª Zona Judiciária, no Município de Sobral, distante 240 km de Fortaleza. Será o primeiro encontro da equipe, instituída pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido. Os trabalhos seguem até a próxima sexta, dia 28.

“O juiz é um agente transformador, mas precisa atuar proativamente e em parceria. Por isso, a ideia desse grupo é ser um elo de ligação entre os magistrados e o Tribunal para facilitar essa atuação em prol da sociedade”, disse o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, coordenador titular do equipe.

A cada mês haverá reunião em comarca de uma macrorregião com os magistrados daquela área. Até o final do ano, serão visitadas as unidades das nove zonas judiciárias. De acordo com o desembargador Raimundo Nonato, em cada encontro serão escolhidos três juízes, um coordenador e dois suplentes. “A ideia é criar subcomissões, que irão se comunicar com os demais magistrados e apresentarão sugestões”, explicou.

O objetivo da força-tarefa é também promover encontros voltados à prática jurisdicional e troca de experiências entre os magistrados. A criação de um banco de boas práticas e realização de audiência pública também fazem parte das ações estabelecidas pela equipe.

O grupo é formado também pelo servidores Moisés Antônio Fernandes Monte Costa, da Secretaria de Administração do TJCE; Francisco Tiago Dias Pinto, da Secretaria de Tecnologia da Informação, e Lourival Cordeiro Lima, Major PM, da Assistência Militar do Tribunal.

PAUTA

A abertura do encontro desta quinta-feira contará com exposição dos desembargadores Raimundo Nonato Silva Santos e Paulo Airton Albuquerque Filho (coordenador suplente), às 10h, no Fórum Eleitoral de Sobral. Na sequência, o servidor do TJCE, Carlos Roberto Albuquerque Mendes, falará sobre motivação.

Também promoverão palestras representantes das secretarias de Administração, Tecnologia da Informação e da Assistência Militar do Tribunal. À tarde, o grupo ouvirá os principais problemas enfrentados pelos magistrados no dia a dia.

Na sexta-feira, serão discutidas possíveis soluções para os problemas. Em seguida, será promovido estudo de cinco minutas de resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre elas a “Instituição da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição”. Haverá ainda apresentação das boas práticas do TJCE, bem como de outros tribunais para reflexão.

Mais tarde, o grupo visitará o abrigo São Francisco, fundado pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos. Os trabalhos se encerram com visita à Comarca de Massapê.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...

REFLEXÃO DO DOMINGO:ECLESIÁSTICO, 20 - Quando calar e quando falar

1.Há repreensões inoportunas; e há quem se cale, demonstrando ser prudente. 2. Quanto é melhor repreender, do que guardar a cólera! 3. Aquele que confessa a falta, impedirá seu próprio dano. 4. Como a paixão de um eunuco para deflorar uma jovem, assim é aquele que pretende fazer justiça pela violência. 5. Há quem, ficando calado, é reconhecido como sábio; e há quem se torne odioso, por falar demais. 6. Há quem se cale por não ter resposta; e há quem se cale por senso de oportunidade. 7. O sábio se cala até que chegue o momento oportuno; o loquaz e o insensato deixam passar a ocasião. 8. Quem multiplica as palavras se faz detestar, e quem pretende impor-se há de ser odiado. Como é belo que manifeste arrependimento quem foi censurado; pois assim há de evitar uma falta voluntária. Contrastes 9. Alguém pode tirar proveito de seus males, ao passo que uma felicidade inesperada pode transformar-se em dano. 10. Há presentes que não te são proveitosos, e há ...