O Sucesso na vida profissional tem
levado milhares de pessoas a enfrentarem desafios e mais desafios. Minha
experiência no mundo do trabalho, principalmente na gestão de pessoas,
na Supervisão Geral do Colégio Luciano Feijão, tem me feito estudar e
refletir muito sobre o tema. Na verdade, quando adentramos no mundo
corporativo nos deparamos com uma indagação persistente: Qual o
profissional ideal dos tempos modernos??? Claro que não chegaremos a
respostas prontas e acabadas, até porque não há um rótulo, uma fórmula
universal. Todavia, peço emprestada algumas reflexões do grande teórico
da Inteligência Emocional, Daniel Golleman, com as adaptações à nossa
realidade, para que juntos possamos trazer luzes ao tema.
Quatro qualidades são viscerais àqueles que anseiam o sucesso profissional. A primeira delas é a visão de conjuntura.
Trata-se na verdade da capacidade de sentir-se no mundo com uma
percepção aguda de criticidade e de análise dos fatos. Enfim, é ter uma
visão holística. Estar antenado com a realidade, conhecendo os
fundamentos da filosofia, da sociologia e da história. É perceber o país
onde vive, os grandes dilemas da humanidade e os grandes conflitos que
cercam o homem na saga pela sobrevivência.
A segunda qualidade é a capacidade de verbalização e de escrita.
Nenhum profissional terá sucesso se não souber “vender suas ideias” e
claro, se não souber fazer uso de uma escrita escorreita. Ora, imagine
um advogado, um médico, um engenheiro que peca no uso do vernáculo e
agride a sua língua. Claro que será preterido pelo seu cliente.
A terceira qualidade trata da convivência intrapessoal,
isto é, a capacidade de se dar bem consigo mesmo. Muitos, todos os
dias, olham-se no espelho e se detestam. Friedrich Nietscheze já dizia
que “o inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você
mesmo”. Portanto, saber conviver consigo “mesmo” é irradiar uma energia
positiva, disseminar otimismo e celebrar amor à vida.
E por último, a quarta qualidade é a capacidade de interpessoalidade.
Explicando: Saber trabalhar em equipe, agregar valores, conviver
harmoniosamente na diversidade. Foi-se o tempo daquele profissional que
se sentava à mesa do computador, com um conhecimento técnico
extraordinário, fazia seu trabalho e se esquecia do mundo ao redor. Hoje
é preciso apostar nas relações. Daí a importância do saber trabalhar em
equipe: ouvindo, dialogando, crescendo juntos.
Veja
que não é tão difícil chegar lá. É natural que as quatro qualidades
exigem um esforço contínuo e muita aprendizagem. Vamos começar!!
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