Transcrevo in verbis a matéria publicada no blog Sobral de Prima que homenageia o nosso conterrêneo e pastor Padre João Batista Frota:
"Se uma palavra pudesse resumir o perfil do padre João Batista Frota, a mais apropriada seria solidariedade. Em todas as suas andanças, servir ao outro, principalmente os mais humildes, é um exercício cotidiano.
É sempre um precursor, um guia espiritual. Sua humildade jamais o impediu de se revelar como um verdadeiro líder de suas comunidades.
Em 1964, Padre João termina seus estudos, mas resolve não se ordenar de imediato.
Parte para o Oriente Médio, onde vive uma experiência espiritualmente enriquecedora. Vai pra Jerusalém, a terra Santa, conviver com padres operários. Exerce o ofício de pedreiro, garantindo seu sustento com o trabalho braçal nos kbutzim (fazenda coletiva em Israel) Degania Alef e Yotvata. De março a julho de 1965. Foi aí que ele conheceu a maior dimensão do ser humano, da solidariedade aos mais humildes. Viveu e aprendeu muitos ensinamentos no local onde viveu Jesus.
Assim como o Santo de quem tomou o nome emprestado, Batista foi nômade no aprendizado para o exercício de sua pastoral que viria a seguir, realizando sua vocação. Volta para a Itália onde se ordena sacerdote na Capela do Colégio Pio Brasileiro, em 26 de março de 1966.
Padre João se distingue com quem tem o dom de ultrapassar com naturalidade a distância entre as pessoas. Organizou a sociedade. O ideal é a comunidade solidária, na consciência de quem recebe uma cabra e tem o dever de devolvê-la em dobro. É a multiplicação dos benefícios que se desdobram em novos projetos, abrem horizontes promissores e atraem novos parceiros.
Criou políticas públicas. O exemplo do poder a serviço de quem necessita, atraiu os responsáveis pelo bem coletivo. As constituições de fomento apareceram e os financiamentos deixam de serem assistencialismo para se tornarem de responsabilidades sociais. O exemplo fez história e se consolidou como investimento importante para a vida de um povo necessitado.
A exemplo de João Batista, Frota vivenciou que “ é preciso que ele cresça e que eu diminua”. O projeto, a fama, as lições, os louros, as citações são do coletivo, de todos que se uniram para elevar a qualidade de vida de milhares de irmãos. Ao verdadeiro líder a alegria das crianças cheias de vida, o sorriso dos pais felizes, a vitória de quem combateu o bom combate, guardou a fé e se fez senhor da história."
do Blog Sobral de Prima
Louvado seja Deus pela preciosa existência do nosso prezado Padre João Batista. O mundo será cada vez melhor à medida que houver mais pessoas empenhadas em "restabelecer pontes sobre todas as fronteiras artificialmente criadas e mantidas pelo espírito humano, pontes sobre tudo o que divida os homens, atomize o seu coração e a vida".R e S
ResponderExcluirI abѕolutеlу love yοur blog and find the majorіtу of your post's to be just what I'm
ResponderExcluirlοoking foг. Do you offer gueѕt writers tо write contеnt to suit
your needs? I woulԁn't mind creating a post or elaborating on most of the subjects you write in relation to here. Again, awesome website!
Also visit my blog: treating hemroids