Pular para o conteúdo principal

DO BLOG SINCRONICIDADE: A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

Resolvi compartilhar com vocês, com a devida vênia do autor, o texto tirado do blog SINCRONICIDADE do conterrêneo e amigo Vasconcelos Arruda. Ei-lo:


"Vivemos em uma época em que a capacidade de decidir por si mesmo torna-se cada vez mais difícil. A todo momento somos bombardeados por uma miríade de informações vindas de todos os lados, que entram, ou melhor, invadem nossa vida, quer o permitamos ou não. A tão apregoada sociedade midiática é isso: uma barafunda de apelos que nos invadem especialmente através dos olhos e ouvidos sem que disso nos demos conta.
Mas há algo mais grave. Os apelos disfarçados de informação entram e se alojam em nós de forma sub-reptícia, subliminar, e é aí que mora o perigo. Inconscientemente nos deixamos conduzir, e, de repente, nos vemos agindo de forma estranha até a nós mesmos, uma vez que agimos impelidos por motivações que não estão em consonância com a nossa verdadeira natureza, com os nossos mais autênticos ideais. Disso sobrevém o estranhamento. “Como foi que eu pude agir de maneira tão estúpida?”, indagamos algumas vezes a nós mesmos. Diante desse quadro, cabe uma pergunta: o que fazer? Está tudo tão às avessas, tão descontrolado, tão violento. Será que o mundo ainda tem jeito?
Eu prefiro acreditar que, em parte, sim. E cada indivíduo, cada um de nós, pode fazer sua parte. Creio que o individualismo faça parte da estrutura de personalidade do ser humano. Mas, a par disso, o altruísmo igualmente o faz, e é para este segundo aspecto do ser humano que devemos apelar, é nele que devemos focar. Acredito que, assim fazendo, alguns resultados positivos poderão ser obtidos. Há meios para isso, basta tentar usá-los e confirmar, por si mesmo, a partir da experiência, os resultados.
Um desses meios é a oração. Não me resta qualquer dúvida de que a oração modifica o ser humano. Essa premissa tem sido posta por mestres das mais diferentes religiões ao longo de séculos e milênios. Existe uma grande diversidade de métodos de oração. Para ficar somente no cristianismo, religião predominante no hemisfério ocidental, quem se dedicar a uma investigação aprofundada do assunto constatará sem dificuldade o que afirmamos. A diversidade de métodos, penso, é um aspecto bastante favorável, uma vez que temos uma diversidade tão grande de pessoas e, consequentemente, de perspectivas de vida. Ante a multiplicidade de métodos de oração, cabe a cada pessoa escolher aquele que mais se adeque a si, ao seu jeito de ser.
Há muitos méritos na prática da oração, um, porém, eu gostaria de destacar aqui: o fortalecimento da vontade. Posso afirmar que a prática diária da oração tem esse grande mérito: fortalecer a vontade. É preciso alertar que a prática da oração é um processo e, portanto, não se espere modificações da noite para o dia. Mas que elas ocorrem, não se tenha dúvida, basta perseverar. A perseverança, que está diretamente associada ao fortalecimento da vontade, cresce à medida em que se pratica. Ela vai sendo, também, uma consequência da prática. E o melhor é que a mudança que vai se produzindo no praticante, por sua vez, começa a afetar positivamente as pessoas à sua volta. Cria-se uma espécie de campo, digamos, energético, que vai aos poucos se espraiando. Modificando a nós mesmos, de alguma forma, contribuímos também para modificar os outros e, portanto, o mundo.
Quem define para si uma meta espiritual e nela permanece focado, mais cedo ou mais tarde experimentará mudanças muito positivas tanto em si quanto naqueles com quem convive diariamente. Um caminho para atingir tal meta é a prática diária da oração."

Do Blog Sincronicidade



Comentários

  1. Carlinhos, Sincronicidade é resultante de Valor humano inestimável (Viagem Mística no Tibete...), Altruísmo, Sabedoria, Consciência e Oração! Massapê ,terra fértil para a cultura da cana-de-açúcar e ,sobretudo,de "sal na terra" ...cidadania! Em tempo: O acróstico VASCO é só um pequeno detalhe...
    R e S.

    ResponderExcluir
  2. A vida a cada dia nos apresenta surpresas agradáveis. Amigo ALDÊNIS, você é uma delas! Comunicador, por excelência , a quem manifestamos o nosso profundo respeito e grande admiração pela GRANDE PESSOA que é , de VALOR INESTIMÁVEL ! AVANTE! R e S.

    ResponderExcluir
  3. A amizade verdadeira é a excelência moral perfeita, apregoava Aristóteles. O filósofo grego creditava à amizade as razões para entender que ninguém é feliz sozinho. ALDÊNIS, tal constatação é evidente para nós, que temos o privilégio de tê-lo como AMIGO. Feliz Aniversário! R e S.

    ResponderExcluir
  4. A amizade verdadeira é a excelência moral perfeita, apregoava Aristóteles. O filósofo grego creditava à amizade as razões para entender que ninguém é feliz sozinho. ALDÊNIS, tal constatação é evidente para nós, que temos o privilégio de tê-lo como AMIGO. Feliz Aniversário! R e S.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...

REFLEXÃO DO DOMINGO:ECLESIÁSTICO, 20 - Quando calar e quando falar

1.Há repreensões inoportunas; e há quem se cale, demonstrando ser prudente. 2. Quanto é melhor repreender, do que guardar a cólera! 3. Aquele que confessa a falta, impedirá seu próprio dano. 4. Como a paixão de um eunuco para deflorar uma jovem, assim é aquele que pretende fazer justiça pela violência. 5. Há quem, ficando calado, é reconhecido como sábio; e há quem se torne odioso, por falar demais. 6. Há quem se cale por não ter resposta; e há quem se cale por senso de oportunidade. 7. O sábio se cala até que chegue o momento oportuno; o loquaz e o insensato deixam passar a ocasião. 8. Quem multiplica as palavras se faz detestar, e quem pretende impor-se há de ser odiado. Como é belo que manifeste arrependimento quem foi censurado; pois assim há de evitar uma falta voluntária. Contrastes 9. Alguém pode tirar proveito de seus males, ao passo que uma felicidade inesperada pode transformar-se em dano. 10. Há presentes que não te são proveitosos, e há ...