Quero fazer uma homenagem a uma professora da minha querida terra Massapê. Chama-se Socorro Rocha, filha do inesquecível Francinet Rocha. Socorrinha Rocha, como chamamos na intimidade, é uma pessoa humana extraordinária. Por duas vezes, adotou uma criança, dando-lhes um nome, amor e conforto. Sua última adoção muito me sensibilizou. Tratava-se de uma criança recém-nascida, que estava sofrendo maus-tratos dos pais que eram alcoólatras. Certo dia eu estava no Fórum de Massapê quando os Conselheiros Tutelares chegaram apreensivos , relatando o fato e informando que o bebê corria perigo de morte. Estava desnutrido e numa situação deplorante.
Nesse contexo, mais uma vez lá estava a Socorrinha Rocha e se prontificou, imediatamente, a cuidar da criança. Não perguntou quem eram os pais ou se a criança tinha alguma doença grave. Na verdade, apenas trouxe-lhe para seu convívio, deu a ela uma lar. Atravessou um laborioso processo de Adoção. Frequentava o Fórum todas as semanas, indagando sobre o resultado da Ação. Não mais queria só dá amor à criança, queria também lhe dar um nome, um plano de sáude, uma escola, uma família.
Hoje quando vinha para o Fórum, avistei a Socorrinha, em sua bicicleta, se dirigindo, com sua filha adotada, levando-a para a escola. A garotinha estava graciosa, corada, bela, com saúde e com um sorriso no rosto de quem ganhou uma vida nova. Não consegui me conter, a emoção tomou conta de mim. Lembrei-me do meu filho e do amor que eu tenho por ele. Lembrei-me principalmente das muitas crianças que não tiveram a mesma oportunidade. Que não encontraram pela frente um alma bondosa como Socorro Rocha. Lembrei-me das crianças sem infância, sem vida, entregue às ruas e à prostituição.
O gesto de Socorro Rocha nos dá um soco no estômago, nos comove e nos faz questionar: Quantos vezes somos indeferentes a dor dos outros. Quantas vezes não nos preocupamos com aqueles que clamam por uma palavra, por um gesto de carinho. Quantos vezes nossos compromissos profissionais nos arrancam a sensibilidade.
Por final, minha homenagem a essa grande mulher que com seu gesto nos faz acreditar que o mundo pode ser muito melhor. Só depende de nós!!!
Comentários
Postar um comentário