Pular para o conteúdo principal

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO "INVESTIMENTOS INTELIGENTES", de Gustavo Cerbasi

Terminei há pouco a leitura do livro "Investimentos Inteligentes", (editora Thomas Nelson Brasil), de autoria do fenômeno editorial Gustavo Cerbasi. Como já comentei no blog, Gilberto também é autor do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos".
O livro "Investimentos Inteligentes", mais recente publicação do autor, versa sobre dicas de investimentos financeiros nas suas mais diversas modalidades: Poupança, CDBs, Ações, Debêntures, Títulos Públicos, Fundos de Renda Fixa e outros mais. Não que pese a tecnia do assunto, o livro tem seu valor nos conselhos dados pelo autor sobre os caminhos que devemos trilhar para atingirmos nossa independência financeira. Afirma, inicialmente, que "o prêmio tende a ser proporcional ao esforço em persegui-lo". Derruba alguns mitos ao bombardear que moradia(imóvel) não é investimento, mas sim consumo. Relata que esse entendimento de que investir bem é adquirir imóvel, terras e gado é uma herança de uma economia ruralista, ultrapassada.Nesse contexto, adverte que "melhor do que passar imóveis aos filhos seria passar uma boa educação financeira". O desfecho desse entendimento é dado pelo autor com a assertiva de que "investir é multiplicar e não somar. Investir pressupõe o acúmulo de lucros que você obtém, para que, com um patrimônio maior, você lucre mais(...) investir em essência, é estar com seu dinheiro onde está o dinheiro dos que estão ganhando." Vai mais avante na linha da ousadia e afirma em tom seco: "riscos não devem ser evitados , mas sim administrados".
Traça o autor, na sequência da obra, um painel de coisas que não podemos fazer: Ter uma única fonte de renda, esperar sobrar dinheiro para poupar, contar com muitas instituições para gerenciar seu dinheiro ou com uma única, querer começar grande e sonegar impostos.
Mais além, lança luzes e reflexões propositivas: "Para investir e colher frutos no futuro, é preciso abrir mão das sementes hoje. Por mais que você adore consumir as sementes!!!" e finaliza afirmando que "quanto mais desejamos algo , mais força temos para derrubar as barreiras que nos separam do que desejamos.".
Não pense, entretanto, que a sagacidade do autor se restringe a uma famélica relação com o dinheiro. Sua percepção de riqueza é bem mais ampla, daí porque chega a conclusão de que "a vida não se resume em investir, colher e comprar (...) tão importante quanto isso é aprender a cuidar do seu corpo, de sua mente e de sua carreira, de suas relações sociais e de seu papel no mundo." E ao final, arremata:"Quanto menos sua vida pessoal for influenciada por sua grande e justificável vontade de enriquecer, melhor."
É claro que a filosofia de vida de Gustavo Cerbasi não se distancia da nossa, entretanto, é preciso situar o debate em um âmbito mais profundo. A felicidade para muitos é cercar-se de bens materiais, outros repugnam tal opção. Preferem acreditar na felicidade como a realização dos sonhos mais caros: família, filhos, saúde. Não se pode julgar tais atitudes de levianas ou ingênuas. São de fato resultantes de visões diferentes, de formas de perceber a vida sob seus mais diversos ângulos. O que é preciso é dar às coisas o seu devido equilíbrio , enxergando o sucesso financeiro como resultado dos nossos esforços, sem, entretanto, tornar o dinheiro o nosso guia.

Comentários

  1. Olá Carlos,
    Quando comecei a mexer com ações aprendi duas coisas importantes. Primeiro que uma nação financeiramente saudável é composta de pessoas financeiramente saudáveis, ou seja, disseminar conhecimento sobre o universo financeiro é também um caminho de desenvolver nosso a país. A segunda coisa é que sucesso no mercado de capitais depende do acesso e da análise de informações. Por isso indico alguns sites que fornecem continuamente informações sobre bolsa de valores e o cotidiano financeiro das empresas. Para quem gosta de ler feeds (RSS) todos estes sites possuem um ou mais canais de feeds.
    Livros:
    “Como se transformar em um Operador e Investidor de Sucesso”
    “Aprenda a Investir em Ações e operar a Bolsa Via Internet”
    “Home Broker - Investimentos e Lucros Sem Fronteiras - Guias Prático para Sua Independência Financeira”
    “Investindo em Opções - Como Aumentar seu Capital Operando com Segurança”
    www.infomoney.com.br
    www.aeinvestimentos.com.br
    www.financialweb.com.br
    Corretoras e administradoras de fundos:
    www.geracaofuturo.com.br
    www.wintrade.com.br
    Cursos:
    www.cma.com.br
    Um abraço,
    Vitor dos Santos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...

REFLEXÃO DO DOMINGO:ECLESIÁSTICO, 20 - Quando calar e quando falar

1.Há repreensões inoportunas; e há quem se cale, demonstrando ser prudente. 2. Quanto é melhor repreender, do que guardar a cólera! 3. Aquele que confessa a falta, impedirá seu próprio dano. 4. Como a paixão de um eunuco para deflorar uma jovem, assim é aquele que pretende fazer justiça pela violência. 5. Há quem, ficando calado, é reconhecido como sábio; e há quem se torne odioso, por falar demais. 6. Há quem se cale por não ter resposta; e há quem se cale por senso de oportunidade. 7. O sábio se cala até que chegue o momento oportuno; o loquaz e o insensato deixam passar a ocasião. 8. Quem multiplica as palavras se faz detestar, e quem pretende impor-se há de ser odiado. Como é belo que manifeste arrependimento quem foi censurado; pois assim há de evitar uma falta voluntária. Contrastes 9. Alguém pode tirar proveito de seus males, ao passo que uma felicidade inesperada pode transformar-se em dano. 10. Há presentes que não te são proveitosos, e há ...