Terminei há pouco a leitura do livro "Investimentos Inteligentes", (editora Thomas Nelson Brasil), de autoria do fenômeno editorial Gustavo Cerbasi. Como já comentei no blog, Gilberto também é autor do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos".
O livro "Investimentos Inteligentes", mais recente publicação do autor, versa sobre dicas de investimentos financeiros nas suas mais diversas modalidades: Poupança, CDBs, Ações, Debêntures, Títulos Públicos, Fundos de Renda Fixa e outros mais. Não que pese a tecnia do assunto, o livro tem seu valor nos conselhos dados pelo autor sobre os caminhos que devemos trilhar para atingirmos nossa independência financeira. Afirma, inicialmente, que "o prêmio tende a ser proporcional ao esforço em persegui-lo". Derruba alguns mitos ao bombardear que moradia(imóvel) não é investimento, mas sim consumo. Relata que esse entendimento de que investir bem é adquirir imóvel, terras e gado é uma herança de uma economia ruralista, ultrapassada.Nesse contexto, adverte que "melhor do que passar imóveis aos filhos seria passar uma boa educação financeira". O desfecho desse entendimento é dado pelo autor com a assertiva de que "investir é multiplicar e não somar. Investir pressupõe o acúmulo de lucros que você obtém, para que, com um patrimônio maior, você lucre mais(...) investir em essência, é estar com seu dinheiro onde está o dinheiro dos que estão ganhando." Vai mais avante na linha da ousadia e afirma em tom seco: "riscos não devem ser evitados , mas sim administrados".
Traça o autor, na sequência da obra, um painel de coisas que não podemos fazer: Ter uma única fonte de renda, esperar sobrar dinheiro para poupar, contar com muitas instituições para gerenciar seu dinheiro ou com uma única, querer começar grande e sonegar impostos.
Mais além, lança luzes e reflexões propositivas: "Para investir e colher frutos no futuro, é preciso abrir mão das sementes hoje. Por mais que você adore consumir as sementes!!!" e finaliza afirmando que "quanto mais desejamos algo , mais força temos para derrubar as barreiras que nos separam do que desejamos.".
Não pense, entretanto, que a sagacidade do autor se restringe a uma famélica relação com o dinheiro. Sua percepção de riqueza é bem mais ampla, daí porque chega a conclusão de que "a vida não se resume em investir, colher e comprar (...) tão importante quanto isso é aprender a cuidar do seu corpo, de sua mente e de sua carreira, de suas relações sociais e de seu papel no mundo." E ao final, arremata:"Quanto menos sua vida pessoal for influenciada por sua grande e justificável vontade de enriquecer, melhor."
É claro que a filosofia de vida de Gustavo Cerbasi não se distancia da nossa, entretanto, é preciso situar o debate em um âmbito mais profundo. A felicidade para muitos é cercar-se de bens materiais, outros repugnam tal opção. Preferem acreditar na felicidade como a realização dos sonhos mais caros: família, filhos, saúde. Não se pode julgar tais atitudes de levianas ou ingênuas. São de fato resultantes de visões diferentes, de formas de perceber a vida sob seus mais diversos ângulos. O que é preciso é dar às coisas o seu devido equilíbrio , enxergando o sucesso financeiro como resultado dos nossos esforços, sem, entretanto, tornar o dinheiro o nosso guia.
Olá Carlos,
ResponderExcluirQuando comecei a mexer com ações aprendi duas coisas importantes. Primeiro que uma nação financeiramente saudável é composta de pessoas financeiramente saudáveis, ou seja, disseminar conhecimento sobre o universo financeiro é também um caminho de desenvolver nosso a país. A segunda coisa é que sucesso no mercado de capitais depende do acesso e da análise de informações. Por isso indico alguns sites que fornecem continuamente informações sobre bolsa de valores e o cotidiano financeiro das empresas. Para quem gosta de ler feeds (RSS) todos estes sites possuem um ou mais canais de feeds.
Livros:
“Como se transformar em um Operador e Investidor de Sucesso”
“Aprenda a Investir em Ações e operar a Bolsa Via Internet”
“Home Broker - Investimentos e Lucros Sem Fronteiras - Guias Prático para Sua Independência Financeira”
“Investindo em Opções - Como Aumentar seu Capital Operando com Segurança”
www.infomoney.com.br
www.aeinvestimentos.com.br
www.financialweb.com.br
Corretoras e administradoras de fundos:
www.geracaofuturo.com.br
www.wintrade.com.br
Cursos:
www.cma.com.br
Um abraço,
Vitor dos Santos