O QUE O ESTOICISMO NOS ENSINA SOBRE A ARTE DE VIVER
Hoje a nossa jornada rumo a prosperidade volta aos tempos imemoriais dos grandes pensadores-filósofos da Grécia Antiga. Vamos falar de Epíteto. Ele foi durante muito tempo de sua vida escravo, mas escreveu uma das mais belas páginas do estoicismo. Eu sou particularmente apaixonado pela filosofia e um leitor voraz.
Tanto Sêneca, como Marcos Aurélio e outros nomes nos presentearam com um obra inestimável. Mas hoje em especial, eu queria falar sobre a arte da vida.
Segundo Epíteto nós vivemos como colchas de retalhos, nós vivemos pedaços da vida, nós deixamos de aproveitar o dia ou vivemos muito mal . Passamos muitos dias sem fazer nada. Isso não quer dizer que é ócio criativo, é preguiça. Ou muitas vezes o que fazemos é de má vontade.
Se nós entendermos que nossa trajetória existencial aqui no planeta dura de 75 ou mais tardar 100 anos, um dia tem o valor incomensurável.
Se nós vivêssemos mil anos talvez pudéssemos nos dar o luxo de passar três ou quatro meses sem fazer nada, mais seis meses fazendo muita bobagem, não teria tanta representatividade.
Mas quando nós nos debruçamos ante a realidade, aprendemos que cada dia é dia para construir algo melhor. Por isso que é importante a gente perceber, se de fato nós estamos vivendo a nossa vida como retalhos. Se estamos sabendo utilizar o mais precioso dos ativos, que é o nosso tempo, da melhor maneira possível, buscando a sabedoria, buscando a plenitude, buscando a bondade, buscando a excelência.
Nossa grande e verdadeira jornada é uma busca constante. Nós somos um ser em construção, em permanente construção. E aí quando a gente pensa com essa perspectiva a gente começa a se questionar "o que eu tenho feito da minha vida." Tenho vivido com plenitude?
Somos um ser único - não há ninguém igual o outro. Jamais nesta terra aparecerá o professor Carlos Albuquerque, o Antônio José da Silva, a Maria fulano de tal. O que a gente faz da nossa vida tem um impacto muito grande, por isso que cada um deve questionar o que tem feito com sua existência.
Você tem que fazer de cada dia, um dia especial. É importante você começar a refletir sobre a morte. Um destino inexorável. Todos os dias, nós estamos caminhando para a morte. Os estoicistas nunca fugiram da ideia da mortalidade. Porque a ideia de mortalidade nos dá a possibilidade de viver o dia com intensidade. Se nós fôssemos imortal a vida seria uma quimera. Como a gente imaginaria que não haveria um fim, não viveríamos o encontro último, a despedida. Isto faria a vida perder o sentido. Mas a mortalidade nos impõe o limite e nos convida a viver cada dia como se fosse o último.
Temos de fato que fazer um mergulho dentro de si. Jung já dizia que o homem tem muito mais facilidade de fazer o caminho para encontrar outro planeta do que construir algo que lhe possibilite encontrar o caminho de si mesmo.
Nós detestamos o autoconhecimento porque nos amedronta. Ficamos temerosos em descobrir quem somos! mas é a partir desta descoberta sobre quem somos é que a gente aprende a arte de viver. Só assim seremos capazes de conviver com outros, de compartilhar com outro.
Isso é uma coisa fundamental!!
Sem isso você não será uma boa companhia, você não será alguém que a sua empresa vai querer perto dela. Você não será um bom marido, uma boa esposa, você não será um bom filho. Você de fato não será alguém necessário para tornar a vida nesse planeta melhor e habitável. Por isso que a arte de viver é complexa.
Não existe um manual para a vida. Cada vida guarda seu próprio repertório. Cada vida é uma existência única. Mas é por você ser único e singular é que você tem que se preocupar com que você faz da vida. Não se preocupe com que a vida fez de você, mas com você reage àquilo que a vida fez
Como é que está a tua intrepidez? tua coragem? Gostaria muito que vocês refletissem sobre isso: Tenha sede de aprender e adquirir sabedoria todos os dias!!!Essa busca incessante pelo conhecimento dá um sentido maior para vida. Não viva sua vida como pedaços, construa seus dias com exuberância. Não busque a perfeição, busque sempre dá o melhor de si!!!!
Comentários
Postar um comentário