Pular para o conteúdo principal

A elegância de David Bowie, POR ZECA CAMARGO



David Bowie fuma um cigarro durante coletiva de imprensa no festival de cinema de Cannes em maio de 1983
Ontem mesmo, de madrugada – e antes de saber da sua morte –, lembrei-me de David Bowie. Mais precisamente, foi quando Lady Gaga subia ao palco para receber seu Globo de Ouro como melhor atriz em minissérie ou filme para TV (por “American horror story: Hotel”). Ali estava uma artista que a gente pode chamar de “camaleônica”, que se aventura em todas as artes, que inventa personagens, que se renova sempre… Enfim, como David Bowie ensinou que tem que ser feito – se você quer ter alguma relevância na cacofonia do pop & rock. 

Nesse sentido – e em tantos outros – ele foi um mestre generoso, tão plural e inesperado, que seus fãs eram os primeiros a desculpar um deslize: um disco menos impactante, um filme mais “trash”. “Tudo bem”, os admiradores devotos falavam baixinho, daqui a pouco ele se reinventa e vem com coisa boa. Como fez agora com “Blackstar”, seu derradeiro álbum. Mais uma vez a gente se perguntava: para onde ele está apontando? E a resposta era sempre imprevisível. 

Resumir em algumas linhas um trabalho de décadas tão inspirador e brilhante é uma homenagem que Bowie não merece. Não merece, claro, porque o espaço que lhe cabe é infinitamente maior. O que são palavras diante de um artista que nos fazia reconhecê-lo por simples acordes? Pense em “Heroes”, “Aladdin Sane”, “Ashes to ashes”. Apaixonar-se por essas músicas levava apenas alguns segundos – você já estava fisgado mesmo antes de Bowie começar a cantar… E aí, é um cara desses que você se vê na obrigação de exaltar. Mas como, se nada será superior ao próprio trabalho que ele deixou?

Nunca tive a chance de entrevistá-lo. Uma vez, no início dos anos 90, quase aconteceu. Cheguei a estar na mesma sala que ele, num hotel em Copacabana, mas as “negociações” não frutificaram – e, acredite, uma entrevista dessas envolvia muita negociação. Passei o resto da minha carreira como jornalista de música respondendo à pergunta "Quem você ainda não entrevistou e gostaria de entrevistar?" já com a resposta pronta: David Bowie.

Mesmo sem ele por aqui, não vou mudar a resposta. Porque de um farol artístico como ele, a gente sempre gostaria de saber o que vem depois, que trabalho teria o privilégio de ser agraciado com seu talento e (sim!) com sua elegância. Pois Bowie colocava muito dela em tudo que fazia – até mesmo na sua despedida.

Fico pensando agora, em retrospecto, se a retrospectiva de seus trabalhos, que rodou museus no mundo todo – e foi um “blockbuster” aqui também no Brasil, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo – já não era uma despedida sutilmente orquestrada. Aí veio “The next day” e, mais importante ainda, “Blackstar” (um nome que agora é impossível não associar com sua morte). Houve tempo até de ele escrever uma peça – sua primeira – atualmente em cartaz na “Broadway”, “Lazarus”, uma espécie de continuação da história de seu melhor personagem no cinema, em “O homem que caiu na terra”… 

Mais uma vez, ele fez tudo certo. E eu mesmo pego carona nessa elegância para escolher então alguns versos do próprio Bowie para me despedir aqui dele: “Watching him dash away, swinging an old bouquet – dead roses –, sake and strange divine u-hu-hu-hu you’ll make it". "Dash away", Bowie – como você sempre nos ensinou a ser em vida: estranhamente divino..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur