"Recebi muitos e-mails, comentários e telefonemas de leitores pedindo para que escrevesse minha versão sobre o que vi em Tauá. Decidi responder aos apelos dos leitores do blog. Espero corresponder as expectativas.
Fui convidado pelo vice-governador Domingos Filho para ir a Tauá. Falei durante o XIII Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, uma promoção da Associação dos Jornalista e Radialistas do Interior (ACEJI), onde também fui convidado. Meu segundo compromisso foi ir até o sítio de Domingos Filho, era uma festa para comemorar o aniversário do Deputado Domingos Neto e uma espécie de “esquenta” no caminho ao distrito de Marrecas onde aconteciam os shows da Festa de Jesus, Maria e José.
A festa de porteira aberta, regada a whisky 12 anos e delicioso carneiro assado, ganhou apelo político. Domingos Filho convidou Cid Gomes e pela primeria vez o governador foi aos festejos, mas só ficou na casa de Domingos, não foi até Marrecas, onde acontecia a festa popular. Outro convidado foi o senador Eunício Oliveira. O governador chegou acompanhado de outros convidados, o prefeito Roberto Cláudio, os pré-candidatos Leônidas Cristino e Zezinho Albuquerque, além do prefeito de Sobral Veveu Arruda, casado com a pré-candidata Izolda Cela.
O pequeno aeroporto de Tauá recebeu mais de 15 aviões, demonstrando o tamanho e a dimensão que o evento tomou. Cid ao chegar no aerporto ficou impressionado com a quantidade de aeronaves.
Domingos Filho surpreendeu Cid Gomes e os seus convidados, ao chegar com um bolo de chocolate, cheio de velinhas e mandar cantar parabéns para o governador. Foi o momento para incendiar o ambiente que até então estava calmo, porque Cid estava quieto, em silêncio, sentado ao lado de todos os “aliados”, mesmo sabendo que vários estavam chateados.
Dezenas de radialistas e jornalistas cercaram a mesa onde Domingos mandou botar o bolo de aniversário, estrategicamente colocado na varanda, para que todos vissem. Domingos queria mostrar que estava tudo bem entre ele e Cid. Nos Inhamuns, Domingos precisava do gesto, para demonstrar que ainda está forte no páreo. Cid, como aliado entendeu, prestigiou. “Domingos é um velho amigo”, disse e mais nada acrescentou.
Logos após o parabéns pra você, Cid ofereceu o primeiro pedaço do bolo do seu aniversário a educada e competente prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar. Aproveitei o momento e iniciei uma entrevista com Cid Gomes e em seguida dezenas de microfones se juntaram ao meu gravador. Cid saiu do seu conforto.
A verdade é que tudo que está posto, sendo colocado é o que vi, presenciei e estou contando. Cid Gomes e Eunício Oliveira, como Zezinho Albuquerque e Leônidas Cristino em momento algum falaram sobre sucessão estadual. Tudo se limitou a entrevistas de Cid e Eunício, sem dúvida as grandes atrações da festa. O que foi dito eram respostas as perguntas da imprensa, nenhuma declaração natural foi feita sobre o processo sucessório no Ceará.
Cid quando chegou, Eunício estava sentado na varanda da casa, junto com prefeitos e deputados, vereadores e jornalistas de Fortaleza. Chamaram Eunício para compor a mesa junto com Cid Gomes. Estavam todos juntos a partir dalí. Em todos os momentos tudo se passou com elegância e respeito. Existe um ambiente de distanciamento entre o grupo de Cid Gomes, de Eunício e do vice Domingos Filho. Isso ficou muito claro.
Cid Gomes sempre foi gentil. Eunício sempre foi gentil. Domingos também sempre foi gentil e elegante como anfitrião. Zezinho Albuquerque sempre foi gentil, Leônidas Cristino da mesma forma. Nenhuma declaração foi dada que alterasse o cenário. O encontro de Tauá se resumiu a ressurreição de Domingos Filho que andava abatido com o desprezo do Abolição após ter decidido ficar no governo.
Senadores, deputados, prefeitos e vereadores presentes claramente declaravam não saber como o cenário vai ficar. Todos aguardam uma posição de Cid sobre quem será o candidato e como a chapa será montada. Cid esfriou o ambiente: “vou começar a conversar com os partidos”. Cid foi embora, para sua Sobral, onde comemorou seu aniversário em uma festa reservada aos amigos e familiares. Os aliados que estavam na casa de Domingos Filho não foram convidados. A opção de Cid para sua sucessão ainda está em Sobral. Pode até mudar!"
Comentários
Postar um comentário