Pular para o conteúdo principal

PT vai apoiar candidato de Cid Gomes na corrida ao Abolição

O risco de o PSB lançar uma candidatura própria ao Palácio do Planalto em 2014 tem ameaçado a manutenção dos governos do PSB nos Estados. Mas esse não é o único sacrifício em torno do projeto nacional dos socialistas. Um levantamento preliminar, feito pela direção nacional do PT, aponta para crise que o presidenciável Eduardo Campos (PSB) encontrará na formação dos palanques estaduais do partido na hora de colocar na rua sua candidatura.
Governadores e aliados de Campos têm procurado alertá-lo da ação orquestrada pelo PT para esvaziar seus palanques. Mas, até o momento, o pernambucano não dá sinais de recuo. Pelo contrário, tenta encurralar os governadores do Ceará, Cid Gomes, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, ambos do PSB, que estão cada vez mais próximos de Dilma. O PT, no entanto, decidiu dobrar a aposta. E deixou vazar no tal levantamento que não terá candidato aos governos do Ceará e do Espírito Santo.
Os candidatos escolhidos pelos governadores Cid Gomes e Casagrande serão “ungidos” pelo PT de Dilma, num gesto de agradecimento pelo apoio à reeleição da petista. O documento também mostra que o partido tem, hoje, nomes aptos a disputar o governo de 18 estados, inclusive Pernambuco. Segundo os dirigentes petistas, esse número deve diminuir a partir do momento em que o partido começar a definir as alianças em torno do palanque de Dilma.
"Uma definição mais clara começa a se acertar depois do dia 5 de outubro com o fim do prazo de filiações para quem vai disputar 2014", disse o presidente do PT, Rui Falcão. Outro fator determinante para fechar as contas será a candidatura - ou não - de Eduardo Campos à Presidência.
Caso o pernambucano desista de sua arriscada empreitada palaciana, o PT abrirá mão de lançar candidatos aos governos de Pernambuco e Piauí, além de cumprir sua promessa de apoio a reeleição de Camilo Capiberibe (PSB) no Amapá. Para 2014, a prioridade é reeleger a presidente Dilma e ampliar suas bancadas na Câmara e no Senado, para não ficar mais refém dos aliados. Em troca, o comando petista exigirá sacrifícios de sua base nas disputas para governador.
COM PMDB
O levantamento prévio ainda revela apoios do PT a candidatos peemedebistas no Pará, Amazonas, Alagoas e Paraíba - estado comandado pelo PSB, mas que os petistas já estão praticamente fechados com a candidatura do senador Vital do Rego. Entretanto, o PMDB tem vistas voltadas para a candidatura de Luiz Fernando Pezão, no Rio de Janeiro, e Eunício Oliveira, no Ceará.
No Rio, o PT só deve dar sua palavra final sobre a candidatura de Pezão no início do ano que vem, após conferir se houve recuperação da popularidade do governador Sérgio Cabral (PMDB), alvo de protestos diários em junho. Já no Ceará, Eunício acompanha com atenção a movimentação do governadorm Cid que, caso opte por lançar seu candidato à sucessão, contará com o apoio do PT, mas conversa também com o PSDB, cujo o pré-candidato ao Planalto é o senador Aécio Neves.
*Jornal Aqui Ce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...