O Sucesso na vida
profissional tem levado milhares de pessoas a enfrentarem desafios e mais
desafios. Minha experiência no mundo do trabalho, principalmente na gestão de
pessoas, na Supervisão Geral do Colégio Luciano Feijão, tem me feito estudar e
refletir muito sobre o tema. Na verdade, quando adentramos no mundo corporativo
nos deparamos com uma indagação persistente: Qual o profissional ideal dos
tempos modernos??? Claro que não chegaremos a respostas prontas e acabadas,
até porque não há um rótulo único, uma fórmula universal. Todavia, peço
emprestada algumas reflexões do grande teórico da Inteligência Emocional,
Daniel Golleman, com as adaptações à nossa realidade, para que juntos possamos
trazer luzes ao tema.
Quatro qualidades
são viscerais àqueles que anseiam o sucesso profissional. A primeira delas é a visão
de conjuntura. Trata-se na verdade da capacidade de sentir-se no mundo com
uma percepção aguda de criticidade e de análise dos fatos. Enfim, é ter uma
visão holística. Estar antenado com a realidade, conhecendo os fundamentos da
filosofia, da sociologia e da história. É perceber o país onde vive, os grandes
dilemas da humanidade e os grandes conflitos que cercam o homem na saga pela
sobrevivência.
A segunda qualidade
é a capacidade de verbalização e de escrita. Nenhum profissional terá
sucesso se não souber “vender suas ideias” e claro, se não souber fazer uso de
uma escrita escorreita. Ora, imagine um advogado, um médico, um engenheiro que
peca no uso do vernáculo e agride a sua língua. Claro que será preterido pelo
seu cliente.
A terceira
qualidade trata da convivência intrapessoal, isto é, a capacidade de se
dar bem consigo mesmo. Muitos, todos os dias, olham-se no espelho e se detestam.
Friedrich Nietscheze já dizia que “o inimigo mais perigoso que você poderá
encontrar será sempre você mesmo”. Portanto, saber conviver consigo “mesmo” é
irradiar uma energia positiva,
disseminar otimismo e celebrar amor à vida.
E por último, a
quarta qualidade é a capacidade de interpessoalidade. Explicando: Saber
trabalhar em equipe, agregar valores, conviver harmoniosamente na diversidade.
Foi-se o tempo daquele profissional que se sentava à mesa do computador, com um
conhecimento técnico extraordinário, fazia seu trabalho e se esquecia do mundo
ao redor. Hoje é preciso apostar nas relações. Daí a importância do saber
trabalhar em equipe: ouvindo, dialogando, crescendo juntos.
Veja que não é tão
difícil chegar lá. É natural que as quatro qualidades exigem um esforço
contínuo e muita aprendizagem. Vamos começar!!!
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