Pular para o conteúdo principal

AS QUATRO QUALIDADES QUE DEFINEM SEU SUCESSO PROFISSIONAL



O Sucesso na vida profissional tem levado milhares de pessoas a enfrentarem desafios e mais desafios. Minha experiência no mundo do trabalho, principalmente na gestão de pessoas, na Supervisão Geral do Colégio Luciano Feijão, tem me feito estudar e refletir muito sobre o tema. Na verdade, quando adentramos no mundo corporativo nos deparamos com uma indagação persistente: Qual o profissional ideal dos tempos modernos??? Claro que não chegaremos a respostas prontas e acabadas, até porque não há um rótulo único, uma fórmula universal. Todavia, peço emprestada algumas reflexões do grande teórico da Inteligência Emocional, Daniel Golleman, com as adaptações à nossa realidade, para que juntos possamos trazer luzes ao tema.
Quatro qualidades são viscerais àqueles que anseiam o sucesso profissional. A primeira delas é a visão de conjuntura. Trata-se na verdade da capacidade de sentir-se no mundo com uma percepção aguda de criticidade e de análise dos fatos. Enfim, é ter uma visão holística. Estar antenado com a realidade, conhecendo os fundamentos da filosofia, da sociologia e da história. É perceber o país onde vive, os grandes dilemas da humanidade e os grandes conflitos que cercam o homem na saga pela sobrevivência.
A segunda qualidade é a capacidade de verbalização e de escrita. Nenhum profissional terá sucesso se não souber “vender suas ideias” e claro, se não souber fazer uso de uma escrita escorreita. Ora, imagine um advogado, um médico, um engenheiro que peca no uso do vernáculo e agride a sua língua. Claro que será preterido pelo seu cliente.
A terceira qualidade trata da convivência intrapessoal, isto é, a capacidade de se dar bem consigo mesmo. Muitos, todos os dias, olham-se no espelho e se detestam. Friedrich Nietscheze já dizia que “o inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”. Portanto, saber conviver consigo “mesmo” é irradiar uma energia positiva,  disseminar otimismo e celebrar amor à vida.
E por último, a quarta qualidade é a capacidade de interpessoalidade. Explicando: Saber trabalhar em equipe, agregar valores, conviver harmoniosamente na diversidade. Foi-se o tempo daquele profissional que se sentava à mesa do computador, com um conhecimento técnico extraordinário, fazia seu trabalho e se esquecia do mundo ao redor. Hoje é preciso apostar nas relações. Daí a importância do saber trabalhar em equipe: ouvindo, dialogando, crescendo juntos.
Veja que não é tão difícil chegar lá. É natural que as quatro qualidades exigem um esforço contínuo e muita aprendizagem. Vamos começar!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

REFLEXÃO DO DOMINGO:ECLESIÁSTICO, 20 - Quando calar e quando falar

1.Há repreensões inoportunas; e há quem se cale, demonstrando ser prudente. 2. Quanto é melhor repreender, do que guardar a cólera! 3. Aquele que confessa a falta, impedirá seu próprio dano. 4. Como a paixão de um eunuco para deflorar uma jovem, assim é aquele que pretende fazer justiça pela violência. 5. Há quem, ficando calado, é reconhecido como sábio; e há quem se torne odioso, por falar demais. 6. Há quem se cale por não ter resposta; e há quem se cale por senso de oportunidade. 7. O sábio se cala até que chegue o momento oportuno; o loquaz e o insensato deixam passar a ocasião. 8. Quem multiplica as palavras se faz detestar, e quem pretende impor-se há de ser odiado. Como é belo que manifeste arrependimento quem foi censurado; pois assim há de evitar uma falta voluntária. Contrastes 9. Alguém pode tirar proveito de seus males, ao passo que uma felicidade inesperada pode transformar-se em dano. 10. Há presentes que não te são proveitosos, e há ...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...