"As articulações políticas envolvendo lideranças nacionais do DEM e do PSDB voltam a atormentar os tucanos cearenses que sonham com a pré-candidatura do ex-deputado estadual Marcos Cals à sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT).
Os democratas exigem que, em troca da aliança com José Serra em São Paulo, o PSDB apóie os seus candidatos em Fortaleza (Moroni Torgan), Recife (Mendonça Filho) e Salvador (ACM Neto). A notícia sobre as articulações entre DEM e PSDB está na edição desta terça-feira (13) do jornal Folha de São Paulo.
As conversas sobre a retirada de candidaturas do PSDB foram abertas no mês de dezembro do ano passado. A capital cearense entrou nessa agenda a partir de articulações envolvendo o ex-senador Tasso Jereissati, o presidente da executiva estadual do DEM, Chiquinho Feitosa, e o ex-deputado federal Moroni Torgan.
No mês de janeiro deste ano, Chiquinho, acompanhado do deputado estadual Idemar Citó, foi a Portugal para conversar com Moroni, que pediu até o final do mês de fevereiro para convidá-lo a disputar a Prefeitura de Fortaleza.
Moroni ouviu a conversa, manifestou interesse em concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, mas deixou a porta aberta sobre a sucessão de Luizianne Lins. Há poucos dias, Moroni voltou a conversar com os ex-governadores Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara.
Durante essas conversas, que aconteceram de forma isolada, Moroni ouviu muito e expôs dúvidas sobre o assédio para disputar a sucessão de Luizianne Lins.
O assunto voltou com mais intensidade nos últimos dias após o lançamento da pré-candidatura de José Serra a Prefeitura de São Paulo. Para apoiar Serra, o DEM que quer o PSDB deixe de lançar candidaturas a prefeito de Salvador, Recife e Fortaleza. Veja na íntegra abaixo a informação sobre esse assunto publicada no Jornal Folha de São Paulo desta treça-feira (13).
DEM quer apoio do PSDB no Nordeste para apoiar tucanoO comando do PSDB trabalhará para sacrificar ao menos três candidaturas tucanas em capitais do Nordeste em troca do apoio do DEM a José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O DEM exige que o PSDB apoie seus candidatos a prefeito em Salvador (ACM Neto), Recife (Mendonça Filho) e Fortaleza (Moroni Torgan).
A proposta foi feita por dirigentes do DEM ao governador Geraldo Alckmin e a Serra no Palácio dos Bandeirantes. O DEM também reivindicou que Serra não dê a vice de sua chapa ao PSD, do prefeito Gilberto Kassab.
Serra nega que acordos em outros Estados estejam ligados com a sua candidatura.
(Com Ceará Agora)
Serra nega que acordos em outros Estados estejam ligados com a sua candidatura.
(Com Ceará Agora)
Comentários
Postar um comentário