É comum funcionários antigos de uma empresa indagar o porquê de não serem promovidos a um cargo de mais destaque ou de maior remuneração. Revoltam-se e culpam os seus patrões sob o argumento de que os anos dedicados ao trabalho não foram suficientes para merecerem uma promoção.
Sempre digo e reitero: Empregador nenhum lhe promoverá somente pelo fato de sua permanência na empresa superar a casa dos cinco, dez ou quinze anos. Na verdade, é você quem “se promove” quando seu trabalho passa a ser percebido como diferencial, indicando uma postura profissional de atitude e reinvenção constante.
Ficar naquele posto fazendo as mesmas coisas, por imaginar que assim sempre deu certo, lhe tornará com o tempo um profissional descartável pela incapacidade de enxergar novos cenários e novas possibilidades. O que todo empregador deseja é alguém de visão, inquieto, com uma vontade imensa de fazer coisas novas. Mais do que nunca, será levada em consideração a sua capacidade em trabalhar em equipe, em partilhar valores, ideias e projetos. Não há mérito nenhum em ter uma relação saudável apenas com aqueles que se parecem conosco ou pensam como a gente. A grandeza está em saber lidar com as diversidades e pontos de vista diferentes, o que é inerente a toda relação humana. Por isso, pessoas mal humoradas, casmurras, ensimesmadas e egocêntricas, contaminam o ambiente de trabalho, porque não conseguem somar, agregar, apenas dividem, desagrupam. Estas estão fadadas aos desemprego crônico
Ficar naquele posto fazendo as mesmas coisas, por imaginar que assim sempre deu certo, lhe tornará com o tempo um profissional descartável pela incapacidade de enxergar novos cenários e novas possibilidades. O que todo empregador deseja é alguém de visão, inquieto, com uma vontade imensa de fazer coisas novas. Mais do que nunca, será levada em consideração a sua capacidade em trabalhar em equipe, em partilhar valores, ideias e projetos. Não há mérito nenhum em ter uma relação saudável apenas com aqueles que se parecem conosco ou pensam como a gente. A grandeza está em saber lidar com as diversidades e pontos de vista diferentes, o que é inerente a toda relação humana. Por isso, pessoas mal humoradas, casmurras, ensimesmadas e egocêntricas, contaminam o ambiente de trabalho, porque não conseguem somar, agregar, apenas dividem, desagrupam. Estas estão fadadas aos desemprego crônico
Outro ponto que destaco é a necessidade de ser “resiliente”. Como resiliente deve-se entender a capacidade de lidar com o “novo”. Temos, por natureza, tendência à inércia, à zona de conforto. Quando alguém aparece com uma nova ideia ou se há uma mudança na empresa, logo aquilo nos causa medo e insegurança. Muitos preferem ignorar o que acontece no seu setor, imaginando que os ventos da mudança não lhe causarão efeito algum. Enganam-se, entretanto, pois se não se adaptarem ingressarão, com brevidade, na lista dos desempregados.
Portanto, antes de perguntar ao seu patrão o porquê de não ser promovido, indague de si mesmo se o que você tem realizado no seu trabalho tem feito com que as pessoas lhe vejam como um profissional diferenciado, agregador, comprometido, inovador e capaz de antever cenários. Digo e repito: Ser ordinário é fazer coisas comuns (obedecer a horários, ter assiduidade e cumprir a tarefa que lhe é proposta). Acontece que o mercado precisa muito mais do que isso. Por essa razão, seja extraordinário, isto é, singular, diferente. Para isto, faz-se necessário atualizar-se permanentemente, ampliar seus conhecimentos através da leitura, de cursos de formação, graduação e pós, viagens e relações com pessoas e culturas diferentes. Vá mais além: construa sua imagem dentro e fora da empresa, através das redes sociais, blogs, fóruns e grupos de discussão. Afinal, como diz o adágio popular, quem não é visto, não é lembrado. Eu diria mais: quem não é percebido, não é promovido.
Caro professor Carlos, suas palavras são pertinentes e salutares, no entanto, ressalto que há exceções.
ResponderExcluirMuitos são os fatores levados em consideração por patrões e empresas na hora de promover um funcionário!!Na grande teia das relações corporativas,temos que entender que a cultura da empresa,seus valores e missão, a relação constituída entre as partes, são também fatores relevantes nesse processo e o significado de sucesso e fracasso devem ser estudados, analisados caso a caso e "medidos" segundo o critério de cada um!