"O ano de 2011 já registra o maior número de casos de Dengue no Ceará, desde o início da série histórica sobre a doença, feita há 25 anos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Até sexta-feira passada, a Sesa havia confirmado 47.763 casos da doença em 175 dos 184 municípios do Ceará.
Somando esse total com os 1.254 casos confirmados somente em Fortaleza nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já são pelo menos 49.017 registros de casos da doença no estado.
Na sexta-feira (23), a Secretaria de Saúde do Estado deve divulgar o boletim epidemiológico dos demais municípios. Mas os dados do boletim da secretaria de Fortaleza repassados ao G1 confirmam o número recorde de casos no estado, superando o ano de 1994, com 47.789 casos.
De acordo com a Sesa, o número de casos de dengue no Ceará este ano foi alto por conta da chegada do tipo 1 da doença no estado. De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria, desde 1999 não havia registro casos de dengue do tipo 1 no estado, o que deixou crianças de 12 vulneráveis à doença.A secretaria diz também que capacitou os médicos de todo o estado para lidar com o tipo 1 da doença e evitar que pacientes com a infecção morressem. Em 2011, 55 pessoas morreram no Ceará por conta da doença. Ainda de acordo com a secretaria, 97% dos casos de dengue no estado este ano foram do tipo 1.
O gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Antônio Lima, destaca que os meses de epidemia em Fortaleza ficaram concentrados entre março e junho, e que o número de casos está reduzindo. De acordo com Lima, um dos fatores responsáveis pelos altos índices da doença este ano foi o período chuvoso, que ocorreu com maior intensidade em relação aos anos anteriores.
O diretor diz que a Prefeitura está promovendo a visita de agentes sanitários para eliminar potenciais focos do mosquito e que está mapeando os bairros onde há maior número de casos. Lima diz que em 2012 vai intensificar o trabalho dos agentes nos pontos que o estudo aponta como principais bairros atingidos pela doença."
Fonte: Portal G1
Comentários
Postar um comentário