"O Ceará deverá ser a terceira unidade federativa da região Nordeste que mais oferecerá postos de trabalho no decorrer deste ano. Serão 41.244 novos empregos. Atrás apenas de Pernambuco e Bahia, que deverão criar, respectivamente, 76.397 e 56.746 oportunidades.
Três setores são apontados como os principais empregadores no Estado para que essa quantidade de vagas seja gerada: Comércio e reparação (19.877), Construção (9.183), e Alojamento e Alimentação (7.199). Apenas em um setor, o Agrícola, não haverá, segundo a projeção, surgimento de novas admissões.
Nesse caso, a estimativa é de haja fechamento de 727 postos de trabalho no Ceará, até dezembro deste ano. A estimativa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e foi divulgada, ontem, durante a apresentação do foi divulgada, relatório nº 89 do estudo "Emprego e Oferta Qualificada de Mão de Obra no Brasil: Projeções para 2011". O levantamento leva em conta a expectativa de crescimento em torno de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2011, com suporte de dados fornecidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais)."
Fonte: DN
Comentários
Postar um comentário