"O Instituto Sangari divulga nesta quarta-feira (13) o complemento do estudo Mapa da Violência 2011 e revela que o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%, nos últimos dez anos.De acordo com os dados, em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Em 2008, esse número subiu para 8.939 mortes.O pesquisador Julio Jacobo atribui o aumento da mortalidade de motociclistas ao crescimento da frota na última década, que foi de 368,8%.
“Há 30 anos, as motos representavam uma parcela praticamente insignificante do total de veículos. Era visto como um artigo de luxo e era inacessível à população. A partir da década de 90, houve a popularização das motocicletas.”
Segundo Jacobo, a instalação de indústrias de ciclomotores no país e os fortes incentivos fiscais fizeram da motocicleta uma saída para as pessoas que não podiam comprar um automóvel. “Com o incentivo do governo, começou-se a reduzir o custo da motocicleta e da manutenção. Foi uma maneira de substituir um transporte público, muito problemático, e driblar os problemas do trânsito urbano.”
A pesquisa também indica que o processo inverso ocorreu com os automóveis. A frota aumentou 88%, e as vítimas de acidentes com automóvel, 57%. Entre 1998 e 2008, o número de vítimas de automóvel oscilou de um mínimo de 32,5 em 2008 a um máximo de 41,5 em 1999, com média decenal de 38 mortes por grupo de cada 100 mil automóveis registrados.
*Com Agência Brasil.
Fonte Site Ceará Agora
Caro amigo Profº Carlinhos, responda-me: Qual o percentual do aumento da frota de moto no mesmo período? Quantos acidentes envolvendo moto ocorreram em que seus condutores estavam drogados ou alcoolizados? Quantas famílias têm sua qualidade de vida totalmente modificada com a aquisição de uma moto? A falta de combustível é uma das grandes crises mundial? Quantos acidentes no perímetro urbano de Massapê ocorreram nos últimos dez anos que poderiam ser evitados se os ocupantes de moto usassem capacetes? Amigo Profº Carlinhos fico indignado com a indução de condutas impostas aos que menos têm. A moto é verdadeiramente um meio de transporte democrático. De custo baixo e de manutenção também acessível, ela induz cidadania aos menos afortunados. Os acidentes que ocorrem envolvendo moto em sua grande maioria são por conta do uso de bebida ou droga. Outra, o problema não é a falta de capacete no interior das pequenas cidades. Isso apenas dificulta o uso de um veículo por quem verdadeiramente dele precisa. Além de servir como facilitador para os marginais agirem, pois o capacete esconde suas identidades. O dever do governo é fiscalizar e punir verdadeiramente os irresponsáveis que usam incorretamente motos ou automóveis. Seria salutar discutir melhor o uso do que simplesmente incriminar os usuários de moto.
ResponderExcluir