Pular para o conteúdo principal

PERFIL DO NOVO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL: ALEXANDRE TOMBINI

"O futuro presidente do Banco Central é uma pessoa reservada e de poucos sorrisos. Mas se engana quem pensa que Alexandre Tombini — que fará 47 anos dia 9 e é funcionário de carreira da autoridade monetária do país, com alto conhecimento técnico — não tem traquejo político. Há anos vem sendo um dos principais interlocutores do BC com o Ministério da Fazenda, quando há um assunto mais delicado em pauta.
E controvérsias não faltaram nos últimos tempos, já que o atual presidente do BC, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nunca esconderam que havia mais do que uma disputa profissional em torno da condução da política econômica.
A briga entre os dois entrou, há tempos, no campo pessoal. Segundo interlocutores, Tombini tem tato para apagar incêndios.
Essa característica conciliadora do futuro presidente do BC é pouco conhecida no mercado, que ainda quer ver a capacidade de Tombini para aguentar pressões, sobretudo para reduzir mais rapidamente a taxa básica de juros.
Hoje, a Selic está em 10,75% ao ano, a maior do mundo. É uma taxa de juro real (descontada a inflação) de cerca de 5,5%. A presidente eleita, Dilma Rousseff, pretende chegar ao fim de seu governo com essa taxa em torno de 2%.
Tombini, segundo pessoas próximas a ele, é bastante tranquilo, gosta de ouvir mais do que falar e não é centralizador.
Há consenso sobre sua capacidade técnica. Ele ajudou a criar o Departamento de Pesquisas do BC e foi um dos formuladores do regime de meta de inflação adotado desde 1999 e considerado um dos principais pilares da economia brasileira, como ressalta a própria Dilma.
Com Ph.D em economia na Universidade de Illinois (EUA), trabalhou para o Fundo Monetário Internacional (FMI) de 2001 a 2005."

Fonte: Blog do Noblat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

REFLEXÃO DO DOMINGO:ECLESIÁSTICO, 20 - Quando calar e quando falar

1.Há repreensões inoportunas; e há quem se cale, demonstrando ser prudente. 2. Quanto é melhor repreender, do que guardar a cólera! 3. Aquele que confessa a falta, impedirá seu próprio dano. 4. Como a paixão de um eunuco para deflorar uma jovem, assim é aquele que pretende fazer justiça pela violência. 5. Há quem, ficando calado, é reconhecido como sábio; e há quem se torne odioso, por falar demais. 6. Há quem se cale por não ter resposta; e há quem se cale por senso de oportunidade. 7. O sábio se cala até que chegue o momento oportuno; o loquaz e o insensato deixam passar a ocasião. 8. Quem multiplica as palavras se faz detestar, e quem pretende impor-se há de ser odiado. Como é belo que manifeste arrependimento quem foi censurado; pois assim há de evitar uma falta voluntária. Contrastes 9. Alguém pode tirar proveito de seus males, ao passo que uma felicidade inesperada pode transformar-se em dano. 10. Há presentes que não te são proveitosos, e há ...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...