Desde a semana passada nossa análise sobre as Eleições vem se confirmando através dos resultados dos institutos de pesquisa. Antecipamos aqui os números do Vox Populi e do Ibope (não me peguntem a fonte). Quando comentamos, na semana passada, a pesquisa realizada pelo Datafolha que mostrava uma tendência de estabiliade na disputa presidencial, indicando que o processo de queda livre da candidata do PT havia cessado, afirmávamos que nas próximas pesquisas Dilma cresceria.Tal ilação se confirmou com os números do Vox Populi e agora ratificados pelo Ibope.
É óbvio que se um canditado entra em fase de queda é natural que esse estado continue. No caso da Dilma, a reação do PT e a exposição mais intensa do Lula possibilitaram o fortalecimento da sua candidatura, abrindo novos espaços e mobilizando os aliados para o fronte. Enquanto isso, os eleitores de Marina que inicialmente optaram por Serra, por razões religiosas e outros fatores, foram aos poucos retornando às hostes do PT depois que a temática religiosa saiu de cena e a candidata Dilma comprometeu-se a não mexer com temas espinhosos como o aborto. Nesse diapasão, os vermelhos, que estavam acomodados, com salto alto, se levantaram e se mobilizaram, através da UNE, sindicatos, MST , intelectuais de esquerda e apelaram pelo voto crítico. Não deu outra: Dilma cresceu e dificilmente esse quadro irá mudar, salvo se surgir um escândo de grande proporção que atinja a presidenciável petista.
O mais dramático ainda é que o fato de sua subida na pesquisa irá gerar uma tsunami na campanha do PDSB. Por que? Porque muitos daqueles que por oportunismo pegaram carona na comitiva de serra, com esses últimos resultados, irão desembarcar na candidatura da Dilma. Vejam por vocês mesmos , por antecipaçao, as próximas manchetes dos jornais: Fulano de Tal aderiu à candidatura do PT. É são coisas da política!!!
Comentários
Postar um comentário