A informação de que a Universidade Estadual Vale do Acaraú irá adotar o Novo Enem como substituição do seu tradicional vestibular deixou em polvorosa a comunidade pré-universitária da Zona Norte. O assunto é controverso pelo fato de que a decisão do reitor Antônio Colaço foi tomada abruptamente, inclusive não se sabe se o Conselho Universitário já foi ouvido sobre o tema.
Sabe-se, entretanto, que o Novo Enem é um divisor de água na história da educação brasileira. A tendência é que as Universidades públicas brasileiras adotem o exame como forma de ingresso dos vestibulandos, o que naturalmente acontecerá em um prazo muito curto. O que se questiona, na verdade, é a forma como isso tem sido anunciado, deixando surpresos e atônitos aqueles que se preparam para o vestibular e se veem com as regras do jogo mudando no meio da partida.
O tema, mesmo sendo "espinhoso", é bom de se comentar... O novo ENEM, me parece ser, o dos atos do governo petista, aquele que eu realmente tiro o chapéu, como diria Raul Gil. Decisão acertadissima, com toda vênia aos opositores da ideia, mas, é necessário aprender a raciocinar, e não só decorar. Seja bem vindo o ENEM, agora sim veremos que realmente sabe pensar.
ResponderExcluireu axo legal o ENEM agora nam é certo é as universidades naum se desidirem ai fica xato.
ResponderExcluiralice loppes,.