Pular para o conteúdo principal

MINHA ANÁLISE SOBRE A OBRA "CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS"


Nesta semana bloguei informando que havia compardo o livro intitulado “CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS”, do fenômeno editorial Gustavo Cerbasi. A obra foi publicada pela Editora Gente. Gustavo é Mestre em Administração e Economia e um dos maires conferencistas do Brasil na área de consultoria financeira.
Li o livro e confesso que gostei bastante! Meu estimado primo Dr. Paulo Albuquerque me havia indicado semanas atrás. Lamentei apenas não tê-lo lido há mais tempo. O que chama atenção na obra é a linha de raciocínio do autor tornando acessível os intrincados mecanismos dos investimentos financeiros. Sua tese central é de que as dificuldades financeiras contaminam as relações conjugais, desarticulam o equilíbrio em sociedade, uma vez que muitos conflitos têm sua origem nessas Questões. Propugna no sentido da adoção da disciplina de Planejamento Financeiro nas escolas, uma vez que o perdularismo é uma rotina na vida do brasileiro. Avança para o raciocínio de que as dificuldades financeiras são escolhas pessoais e que você decide tê-las quando ignora a importância do planejamento financeiro.
Apresenta no livro diversas dicas de como economizar, como planejar seu futuro, trata sobre os melhores investimentos, as melhores aplicações. Não dá uma aula de avareza, longe disso, propõe até uma reserva de suas economias para reinventar seu casamento. É um livro genial, às vezes com teses chocantes, mas lá na essência percebemos que o propósito maior do autor é chamar a atenção para a necessidade de organizar o orçamento doméstico e planejar o futuro da família, como forma evitar os dissabores durante a velhice.
A meu ver o autor soube muito bem definir alguns conceitos de economia doméstica, ao tempo que nos chamou a atenção para os cuidados que devemos ter com as ações que praticamos no presente, pois haverá seu reflexo no futuro, ou parafraseando o pensamento do filme "O Gladiador" o que fazemos agora se irradiará por toda a eternidade. Não temos uma cultura de poupança nem de planejamento. Diferentemente de alguns países da América Latina, fomos colonizados pelos portugueses - um povo extremamente desorganizado e perdulário. Basta lembrarmos do nosso ouro que foi parar na Inglaterra pelas dívidas contraídas por Portugal junto aos cofres ingleses.
Avanço na análise da obra, propondo, sem arrogância ao colossal trabalho autor, e sem demérito ao livro, que o tema casais inteligentes enriquecem juntos deve se expandir para uma percepção maior da riqueza, não se restringindo apenas a constituição de bens materias, até porque dinheiro sozinho não traz felicidade. Na verdade, o enriquecer juntos é uma proposta que deve se inserir nos aspectos mais profundos da relação a dois.
Enriquecer juntos para o casal é cultivar o diálogo como mecanismo eficaz para superação das diferenças; enriquecer juntos é construir uma linguagem de empatia, respeito e cumplicidade; enriquecer juntos é privar-se daquilo que magoa o outro, que torna o outro menor; enriquecer juntos é cultivar a fidelidade, o respeito à família, a atenção aos filhos; enriquecer juntos é saber perdoar, compreender as fragilidades do outro; enriquecer juntos, enfim, é saber ser feliz com aquilo que temos e nos propormos a alcançar aquilo que sonhamos.
CONFIRA O LIVRO E SAIBA MAIS PELO SITE: www.maisdinheiro.com.br

Comentários

  1. Um grande amigo tem uma frase ótima, que diz assim: "Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a sofrer em Paris."

    Só para descontrair!

    O livro é mesmo muito bom! Recomendo a planilha de orçamento familiar que existe disponível gratuitamente no site do autor. Uma ótima ferramenta de gestão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...

REFLEXÃO DO DOMINGO:ECLESIÁSTICO, 20 - Quando calar e quando falar

1.Há repreensões inoportunas; e há quem se cale, demonstrando ser prudente. 2. Quanto é melhor repreender, do que guardar a cólera! 3. Aquele que confessa a falta, impedirá seu próprio dano. 4. Como a paixão de um eunuco para deflorar uma jovem, assim é aquele que pretende fazer justiça pela violência. 5. Há quem, ficando calado, é reconhecido como sábio; e há quem se torne odioso, por falar demais. 6. Há quem se cale por não ter resposta; e há quem se cale por senso de oportunidade. 7. O sábio se cala até que chegue o momento oportuno; o loquaz e o insensato deixam passar a ocasião. 8. Quem multiplica as palavras se faz detestar, e quem pretende impor-se há de ser odiado. Como é belo que manifeste arrependimento quem foi censurado; pois assim há de evitar uma falta voluntária. Contrastes 9. Alguém pode tirar proveito de seus males, ao passo que uma felicidade inesperada pode transformar-se em dano. 10. Há presentes que não te são proveitosos, e há ...