Pular para o conteúdo principal

DICA DE LIVRO: JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones

Sempre tenho falado da importância do exercício da liderança, tanto na vida profissional, como pessoal. Como fruto dessa necessidade indico o livro JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones (Editora Sextante). A autora é consultora de marketing e conferencista de renome nos Estados Unidos. O livro trata sobre os princípios de liderança de Jesus Cristo e como podem eles ser aplicados no trabalho, gerando crescimento, harmonia e realização.
Numa abordagem espirituosa, a autora compara Jesus a um empresário que montou uma equipe de 12 pessoas que estava longe de serem perfeitas, mas conseguiu treiná-las e motivá-las para cumprirem sua missão com sucesso. Nesse contexto, o livro mostra um modelo de gestão baseado em três categorias de forças: autodomínio, ação e relações.
Entre as frases geniais do livro, destaco: "Esperar o tempo perfeito é uma grande desculpa e uma racionalização para se ficar parado e não fazer nada." (pág. 44); "Os líderes que compartilham sua espontaneidade e alegria criam amor e lealdade" (pág. 129) "Quem ousa ser diferente encontra resistência"(pág. 58); "O amor é a infra-estrutura de tudo que vale a pena"(pág.124).
Na verdade, é um livro muito bacana que se inspira no Mestre dos Mestres para daí colher a essência da liderança. Somos, portanto, provocados a reavaliar constantemente nossas práticas de liderança, reconhecendo que muitas delas são equivocadas. Isso nos faz crescer.Para isto, é preciso a sensibilidade e o bom senso, sem os quais estaremos fadados ao iminente fracasso.
Não canso de dizer que o equilíbrio faz a diferença em tudo. Não basta a inteligência, o enriquecimento intelectual se carecemos do equilíbrio nas nossas emoções e nas ações que praticamos. Quantos profissionais de vasta cultura estão na masmorra da inutilidade e do ócio, desempregados crônicos, porque suas atitudes irresponsáveis ofoscuram seu brilho a ponto das empresas prescindirem do seu trabalho.
É preciso que cada um nós saiba fortalecer os bons hábitos, controlar nossos vícios e nossas fraquezas. É necessário cultivar a cultura da organização, do planejamento e da ética. As empresas modernas não mais conviverão com pessoas desequilibradas, desorganizadas, sem foco. Esse é o nosso grande desafio: Ter a excelência, a atitude, a determinação em tudo que fazemos. Sempre flexionar o verbo inovar, nunca imaginar que por fazermos a tantos anos, da mesma maneira, as mesmas coisas, elas estão perfeitas. Ao contrário, há sempre uma forma de fazermos melhor. Afinal, ser líder é contaminar os outros com a paixão que temos pela realização de grandes projetos, de grandes desafios, concitando-os a juntarem-se a nós na tarefa de fazer um mundo melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur