Essa pergunta tem movido debates mundo afora. Assusta-me quando intelectuais afirmam de maneira convincente que Deus não existe. Respeitaria até o direito daqueles que dizem que não acreditam em Deus. Afinal, acreditar ou não é uma questão de mero subjetivismo. Todavia, arvorar-se na assertiva que Deus não existe é no mínimo uma prepotência intelectual desarrazoada, despida de logicidade e da mínima compreensão sistêmica. Ora, se somos limitados pelos nossos sentidos, incapazes de dar respostas a questões tão menores como a possibilidade da existência de vida em outros planetas do sistema solar...como é possível afirmar que Deus não existe, algo muito além do que a nossa vã inteligência é capaz de mensurar.
"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...
Kant deixou a coisa muito clara na Crítica da Razão Pura: sim, somos seres sensoriais e, portanto, muito do mundo no escapa e escapará sempre. Se nossa percepção é, talvez, a maior das portas de entrada, então é desprovido de comprovação tanto a inexistência quanto a existência de Deus. Isso por algo simples: ineficácia absoluta do meio. Nossos instrumentos de percepção sensorial (humanos, frise-se!) não captam.
ResponderExcluirQuanto à logicidade, bem, lógica é lógico e está a um fio de distância do sufismo.
Independente de crenças, o debate é interessante...