Pular para o conteúdo principal

O PT E O GOVERNO!, por Cristina Lobo


Se dependesse do governo, o V Congresso do PT nem aconteceria. Mas a avaliação interna foi a de que o cancelamento também geraria especulações. Assim, a decisão foi realizar o encontro, mas tentar suavizar as eventuais críticas ao governo Dilma, em especial à política econômica do governo comandada por Joaquim Levy. A estratégia não deu certo. O tom do encontro foi mesmo o embate do partido com a política econômica do governo. 

O assunto estava em todas as rodas e foi parar sem rodeios no discurso do presidente do partido, Rui Falcão, divulgado antecipadamente. "O PT não acredita no crescimento econômico que provoca recessão nem combater a inflação com juros escorchantes e desemprego de trabalhadores e máquinas". E atestou: "Para nós, é inconcebível uma política econômica que seja firme com os fracos e frouxa com os fortes".

Uns de forma mais clara, outros menos, integrantes do PT buscam uma forma de se diferenciar do governo Dilma, em particular da política econömica. Na proposta da Carta de Salvador, que estava sendo vista como um novo manifesto do PT, o partido tenta fazer uma inflexão mais à esquerda, sobretudo, nas questóes econômicas. "A esquerda sempre busca taxar os mais ricos", disse José Américo Dias, dirigente do partido.

Se apresentando como um partido socialista, o PT busca uma compensação à política econômica de Joaquim Levy. "Temos de mandar a conta para o andar de cima", completa Rui Falcão. Para os mais ricos, o PT quer mandar a conta do ajuste fiscal e passou a defender a volta da CPMF, o imposto sobre grandes fortunas e o imposto sobre herança. 

As tendëncias mais à esquerda querem mais: imposto sobre lucros e dividendos que, segundo eles, levaria algo como R$ 300 bilhões por ano para os cofres públicos e o fim da compensação do cálculo de juros sobre capital próprio. Um esforço para arrecadar mais sem cortar despesas.

Do lado politico, o PT propõe agora à sua militância "uma nova coalizão orgânica e plural para formar uma maioria nacional" e fala também em um programa de reforma estruturais que, segundo proposta a ser debatida durante o encontro, "pressupõe a construção de uma frente democrática e popular de partidos e movimentos sociais, do mundo da cultura e do trabalho, baseado na identidade com as mudanças propostas para o período histórico em curso". O PT fala, agora, em uma frente popular, na qual teriam lugar os movimentos sociais que chama de "movimento de massas".

Na principal proposta em discussáo no encontro, o PT diz que as alianças da esquerda para o centro que sustentaram os governos petistas até aqui garantiram a governabilidade para aprovação de políticas publicas e estabilidade institucional. Sem dizer que já cumpriram seu papel, o partido recomenda a formação de uma nova frente e reconhece o que chama de equívocos por não ter feito a reforma política "e a democratização dos meios de comunicação".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur