Pular para o conteúdo principal

CRÔNICAS: Desapegando, por Yvvone Maggie

Depois de 45 anos de profissão me aposentei por idade. Isso não quer dizer que tenha parado de trabalhar. Não dou mais aulas por semestres a fio, não frequento reuniões e não tenho obrigações burocráticas. Fico feliz de ter mais tempo para escrever e organizar livros, participar de seminários e fazer conferências. Tudo com a calma que jamais tive ao longo da minha vida acadêmica.

Passados seis meses do dia em que saiu no Diário Oficial a minha aposentadoria, achei que a paciência de meus colegas tinha limites e decidi retirar  meus pertences da sala que ocupava ultimamente no quarto andar do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Durante minha carreira optei por trabalhar na faculdade.

Meus colegas e eu “colonizamos”, como me disse um dia o grande arquiteto Glauco Campelo, ex-presidente do Iphan, aos poucos e com muito esforço, o prédio da antiga Faculdade de Engenharia no Largo de São Francisco, no Centro Histórico do Rio de Janeiro. Foi difícil nos primeiros tempos. Eram laboratórios de engenharia, metrologia e física que aos poucos tivemos de transformar em laboratórios de ciências sociais, filosofia e história. Ou seja, espaços aptos a acolher pesquisadores de outras áreas e suas equipes, livros e material de estudo.

Os livros foram transportados de Botafogo para o centro da cidade em caminhões da polícia, sem a menor preocupação e cuidado com o acervo da excelente biblioteca do antigo Instituto de Ciências Sociais, ao qual se juntaram os exemplares da área de ciências sociais, filosofia e história da Faculdade Nacional de Filosofia. O conjunto era atualizadíssimo para a época e contava com coleções históricas. Foram necessários anos para reorganizá-lo e alocá-lo até conseguirmos construir o espaço atual da Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos. O esforço de todos nós no IFCS foi fazendo da nossa casa, uma das mais importantes e belas unidades da UFRJ.

Entrar no Instituto aos sábados com Eloisa Helena, minha amiga, e diretora da Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos na época em que transferimos o acervo mal-acomodado no segundo andar para as novas instalações, e uma ajudante, para reorganizar os livros e os papéis de caixas e mais caixas está sendo um exercício de desapego. O que devo preservar? O que jogar fora? E cada bilhete? E os cadernos de campo das muitas pesquisas que fiz ao longo dos anos?

Não consigo me desapegar de tudo isso. Nem sei se devo, se tenho o direito. Tanto esforço e recursos investidos na minha carreira. Recursos governamentais e de agências estrangeiras que confiaram na minha capacidade de produzir para o avanço da ciência e de formar novos pesquisadores.

Ao remexer em cada caixa cuidadosamente classificada por um ex-aluno e amigo querido, Christiano Matsinhe,  percebo a dificuldade de reorganizar tudo com os olhos de hoje. Encontrei preciosidades. Cadernos de aula de 1969 quando fiz o curso de mestrado. Diários de campo de turmas inteiras que se dedicaram à investigação de temas que foram objeto de minhas reflexões. Muitos documentos referentes às minhas inúmeras atividades administrativas e de construção de uma instituição que me renderam tantas alegrias e alguns dissabores. E os materiais coletados em arquivos públicos, jornais e revistas? E as fotos? E os artigos datilografados, no tempo em que não se sonhava com o computador e ainda não publicados?

Sempre soube que a vida era curta, mas chegar nesse momento de ter de me separar dos pequenos fragmentos da minha história está me deixando meio desatinada e até triste porque com saudades de um tempo que passou. Não consigo me desfazer de muita coisa. Vou levar para casa muitas caixas com os documentos catalogados. Os livros doarei à biblioteca. Eles estarão no acervo identificados como coleção Yvonne Maggie. Com eles vai a estátua do caboclo de tamanho quase realista  que me acompanha desde os anos 1970. Ele vai como símbolo da pesquisadora e professora que se dedicou em tempo integral a seus alunos e à pesquisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur