quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

UFC avança 8 posições e torna-se a 2ª melhor universidade do Nordeste em ranking do MEC

Esse resultado mantém a UFC no seleto grupo das instituições de excelência, que atingiram as faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) (FOTO: Jr Panela)
Esse resultado mantém a UFC no seleto grupo das instituições de excelência, que atingiram as faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) (FOTO: Jr Panela)
A Universidade Federal do Ceará mais uma vez se destaca na avaliação do ensino superior realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Com conceito 4 (bom), permanece como a melhor universidade do Ceará. Além disso, avançou no ranking nacional, saindo da 32ª posição para a 24ª. No Nordeste, agora é a segunda, atrás somente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Esse resultado mantém a UFC no seleto grupo das instituições de excelência, que atingiram as faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que vai de 1 a 5. Do total de 2.020 instituições de ensino superior (IES) avaliadas em todo o País, apenas 18% alcançaram essas notas. A maioria (63%) obteve conceito 3 (satisfatório), enquanto 18% ficaram com conceito 2, e 0,5%, com conceito 1, ambos considerados insatisfatórios pelo MEC.
Indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, o IGC leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado), através da nota Capes (a partir da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Na formulação da nota final, a UFC recebeu o 25º maior Conceito Médio para Mestrado do País, de 4,2436, em escala que vai até 5.
Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário