sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Santa Casa de Misericórdia de Sobral chega ao 100º transplante de córnea


Na semana passada, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral chegou ao 100º transplante de córnea, um feito memorável na bela história de quase 90 anos do hospital, ratificando-o como um dos mais importantes hospitais do nordeste brasileiro.

O centésimo transplante contemplou a Sra. Rita Facundo de Sousa, residente no município de Frecheirinha, paciente com grande histórico de sofrimento visual, pois possui glaucoma há vários anos e desenvolveu catarata, já tendo sido operada dos dois olhos. Devido às cirurgias, extremamente necessárias, e a fragilidade de suas córneas acabou perdendo a visão dos olhos por uma “ceratopatia bolhosa”. 

Em Sobral, o procedimento foi feito pelo médico oftalmologista, Dr. Ribamar Fernandes, A doação que devolveu a luz dos olhos de dona Rita Facundo veio de um paciente de apenas 18 anos.

Ato Nobre
A doação de órgãos costuma ser um tema  de natureza delicada, que muitas vezes tem um apelo emocional, quando retratada em peças de publicidade. Isto acontece porque, em sua essência, trata-se do final de uma vida dando esperanças e a oportunidade à uma nova vida, geralmente a de um desconhecido. É um ato absolutamente solidário e nobre, carregado de emoção e humanismo, representado pela chance de alguém fazer o bem mesmo após a morte.

(com informações do Blog Encontro com a Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário